O Programa de Consultórios Veterinários Móveis comemora, em agosto, um ano de vida com 17.110 atendimentos realizados em várias regiões da cidade. Os objetivos do programa são atuar na prevenção de doenças e atender a população que tem dificuldade em pagar uma consulta com médico veterinário.
Os animais atendidos passam por consulta, são microchipados e recebem vacina, se houver indicação. Os tutores recebem orientações sobre posse responsável e cuidados básicos com a saúde do animal.
Atualmente, os consultórios estão instalados no estacionamento em frente ao Bosque dos Jequitibás, onde ficará até 17 de agosto; e na Vila Padre Manoel da Nóbrega, até 24 de agosto. A previsão é que as próximas regiões a receber as unidades sejam Ouro Verde e Jardim Florence 1.
Itinerante, cada consultório fica instalado de 30 a 45 dias no bairro e, se houver demanda, pode prorrogar o período de atendimento.
Saúde animal e humana
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, (DPBEA), Vagner Bellini, o programa tem se mostrado eficiente também na identificação de alguns casos de zoonoses, como leishmaniose e leptospirose, por exemplo, reforçando a parceria já existente do órgão com a Secretaria de Saúde. Quando a situação ocorre, a Secretaria de Saúde é comunicada.
Novo projeto
Segundo Bellini, o DPBEA vai investir na implementação de uma segunda etapa no Programa, que passa pela aquisição de equipamentos para realização de exames laboratoriais dentro dos Consultórios Móveis. “Exames de sangue e bioquímicos podem melhorar a qualidade do diagnóstico dos veterinários”, diz.
Inovação
Para o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, os Consultórios Móveis Veterinários representam uma inovação na gestão da área de saúde das políticas públicas de proteção e bem- estar animal.
“O serviço é um sucesso de público e trabalha com a medicina veterinária preventiva. É a base de um sistema de saúde animal que estamos organizando, que vai do ambulatório móvel à inovação ao SAMU Animal, para casos de urgência e emergência, passando pelo Castramóvel, para controle populacional, tudo construído de forma muito técnica e planejada”, destaca Menezes.
Atendimento
A gestão do Programa de Consultórios Veterinários Móveis é da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio do DPBEA.
O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha. Não é necessário agendamento prévio para que o animal doméstico seja atendido. Basta o responsável ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas.
Para mais informações sobre o serviço e pontos de atendimento, acesse https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Mais quatro linhas de ônibus deixam de atender Avenida Campos Salles