O projeto “Sorriso Negro – A arte é raiz” realizará duas oficinas de fotografia gratuitas, em agosto, ambas serão acompanhadas por intérprete de Libras. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente, por meio de formulário disponível na rede social Instagram. Em outubro, como parte da proposta, haverá uma exposição de artes visuais no Museu de Imagem e Som (MIS).
A segunda oficina será no dia 19 de agosto, também das 14h às 17h, na Associação Quilombo Urbano Iris de Jesus, e traz o tema “Introdução à criação de Documentário”, com a cineasta e arte-educadora Natasha Rodrigues. Serão disponibilizadas 20 vagas para o público acima de 18 anos.
O projeto é realizado com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) de 2022.
Sobre as oficinas
“Travestilidade, Imagem e Representação” busca explorar o poder da imagem na criação de imaginários e na representação de pessoas trans, travestis, negras e indígenas. Reconhecendo o papel histórico da fotografia na marginalização desses grupos durante o processo de colonização, a oficina visa reverter esse quadro, empoderando os participantes por meio da fotografia em uma roda de conversa e uma ação prática.
A oficina “Introdução à Criação de Documentário” tem o objetivo de oferecer ferramentas para compreender e trabalhar o cinema documentário enquanto forma narrativa. O objetivo é despertar o olhar das pessoas participantes para as possibilidades criativas dessa linguagem cinematográfica, potencializando os discursos de seus próprios projetos.
Outubro no MIS
“O projeto Sorriso Negro – A arte é raiz” contará com uma exposição de artes visuais no Museu de Imagem e Som (MIS), em outubro, no centro de Campinas. “Nela, estamos apresentando um conjunto de obras que pretendem promover debates e reflexões acerca do racismo e subjetividades de pessoas negras e as oficinas dialogam com as reflexões que estamos trazendo”, conta Bruno dos Santos, idealizador do projeto.
Serviço
Oficina de fotografia “Travestilidade, imagem e representação”, com Rafaela Kennedy
Data: 12 de agosto (sábado)
Horário: das 14h às 17h.
Local: Associação Quilombo Urbano Iris de Jesus, na rua Manoel Bombati, 287, Jardim das Bandeiras 2, Campinas
Inscrições: formulário disponível no Instagram @bocadebru
Indicação etária: acima de 16 anos
Número de vagas: 10
Acessibilidade: intérprete de Libras
Oficina “Introdução à criação de Documentário”, com Natasha Rodrigues
Data: 19 de agosto (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Associação Quilombo Urbano Iris de Jesus, na rua Manoel Bombati, 287, no Jardim das Bandeiras 2, Campinas
Inscrições: formulário disponível no Instagram @bocadebru
Indicação etária: acima de 18 anos
Número de vagas: 20
Acessibilidade: intérprete de Libras
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Você se lembra? O antigo Convívio, atrás da Catedral Metropolitana?