A Unidade Pediátrica Mário Gattinho inicia nessa terça-feira, 20 de dezembro, os atendimentos de urgência e emergência infantil a partir das 7h, na Avenida das Amoreiras 315. Com uma estrutura de 10 leitos de observação e isolamento e setor de radiologia, o funcionamento do pronto-socorro é a primeira etapa da implantação da unidade pediátrica, prevista para ser concluída em fevereiro.
Para facilitar o acesso da população, a Emdec implantou, na primeira etapa, 45 vagas de estacionamento em 45 graus na Avenida Nestor Castanheira, uma via de baixo fluxo lateral à Avenida das Amoreiras. A Emdec estuda outras áreas no entorno para ampliar a oferta para atender ao fluxo de pessoas do Hospital Mário Gatti, do Hospital Pediátrico Mário Gattinho e da Escola e Faculdade de Tecnologia Senai “Roberto Mange”.
No pronto-socorro, está implantado um projeto de ambiência e humanização, que será estendido a toda a unidade pediátrica. São grandes painéis nas paredes com personagens, que buscam criar uma atmosfera acolhedora para ajudar a diminuir o estresse do ambiente hospitalar. Nos painéis foram pintadas figuras de filhotes de gato, cachorro, girafa, leão, pássaro, macaco e borboleta.
Nessa primeira etapa, o hospital municipal dará apoio à unidade pediátrica em exames, laboratório, cirurgias e internações. As próximas etapas serão a transferência, entre janeiro e fevereiro, dos leitos de UTI e enfermaria que estão instalados no quarto andar do Hospital Mário Gatti, e a implantação do centro cirúrgico, com duas salas, em meados de fevereiro. Todas essas áreas já estão em obras.
A unidade infantil terá 56 leitos, 13 a mais em relação à estrutura atual. Além dos 14 leitos de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda e dois de urgência que compõem a assistência hospitalar atual instalada no Mário Gatti, o Gattinho terá uma unidade de cuidados intermediários (UCI) com nove leitos, área para recuperação pós-anestésica (RPA), com quatro leitos, e mais três leitos-dia.
As obras para a implantação da unidade pediátrica estão ocorrendo dentro do contrato que a Rede Mário Gatti tem para serviços de manutenção predial preventiva e corretiva de suas unidades e com recursos de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), assinado entre a Prefeitura e a construtora MRV Engenharia e Participações, no valor de R$ 2,06 milhões
Localização
O Mário Gattinho está instalado no prédio onde funcionou o Hospital Metropolitano e que foi requisitado administrativamente pela Prefeitura em março de 2021 para a instalação do Hospital Mário Gatti-Amoreiras, o que permitiu ampliar a estrutura hospitalar municipal para o enfrentamento da pandemia de covid-19.
Durante os 14 meses de funcionamento, 1.750 pacientes foram internados em seus 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria. O gripário, local destinado ao atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, chegou a atender 400 pacientes por dia.
Com a redução da necessidade de internação de pacientes adultos com síndromes respiratórias agudas graves, a unidade foi desativada no início de abril.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Dicas sobre o 13º salário ajudam empregados e empregadores