Você sabia que existem diferenças entre as estruturas direcionadas a ciclistas? Ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, calçadas compartilhadas e calçadas partilhadas têm funções específicas, de acordo com a Emdec.
Já as ciclofaixas são separadas do trânsito motorizado por sinalização viária de solo. A pista de rolamento (asfalto) é compartilhada entre ciclistas e veículos e a circulação requer atenção redobrada. São sinalizadas na própria pista de rolamento em ruas ou avenidas. É o caso, por exemplo, da ciclofaixa da Campos Sales, entregue em junho do ano passado; e da José Paulino, que está em fase final de sinalização, ambas executadas junto com a requalificação das vias.
As ciclorrotas são espaços compartilhados entre ciclistas e veículos, sem separação física ou demarcação exclusiva. Elas sugerem caminhos indicados aos ciclistas, geralmente em vias com menor fluxo de veículos e baixa velocidade regulamentada.
As calçadas compartilhadas expressam, exatamente, o nome que recebem: espaços em calçadas compartilhados por pedestres e ciclistas, com indicação para o local de circulação da bike. A mais recente foi ativada em outubro do ano passado e liga o Nova América ao Distrito Industrial de Campinas (DIC).
Calçadas partilhadas são espaços em calçadas de uso exclusivo por ciclistas, geralmente separados por sinalização viária. Nem sempre são indicadas para ciclistas iniciantes, pois algumas podem estar localizadas junto ao meio-fio.
Dependendo do lugar, é possível haver mais de um tipo de estrutura em um mesmo trecho, o que é chamado de “infraestrutura cicloviária”. Campinas conta hoje com cerca de 120 quilômetros de estruturas cicloviárias, que podem ser usadas também por patinetes, skates, cadeiras de rodas e carrinhos de bebês, entre outros.
As últimas rotas constituídas em Campinas são as seguintes:
Ciclovia / Ciclofaixa Florence II – Pirelli (1km).
Rota cicloviária Garcia – Aurélia (1,7 km).
Ciclovia Vila União (3,4 km).
Rota cicloviária Garcia – Londres (1,84 km).
Ciclofaixa Campos Sales (0,7 km).
Rota cicloviária Campina Grande / São Luiz (2,95 km).
Rota cicloviária Parque Prado (2,6 km).
Ciclovia José Bonifácio (0,44 km).
Calçada compartilhada Nova américa (0,502 km).
Rota cicloviária Bela Aliança / Trechos 1 (5 km) e 2 (3,36 km).
Ciclofaixa Escola de Cadetes (2,7 km).
Ciclovia Pirelli / Terminal Satélite Íris (0,7 km).
Ciclovia Vila Olímpia (0,87 km).
Ciclovia “Toca da Mangava” (3,51 km).
Ciclovia / Ciclofaixa Campos Elíseos / Vila Aeroporto (2,3 km).
Rota cicloviária Pirelli / Sirius (2,6 km).
Ciclofaixa Amarais (6,9 km).
Ciclofaixa Aurélia (1 km).
Ciclofaixa Florence II / Campo Grande (1,7 km).
Ciclovia San Martin (1,3 km).
Ciclovia Taquaral (1,5 km).
Ciclovia Nova Campinas / Flamboyant (6,9 km).
Ciclofaixa Nova Campinas / São Fernando (1,09 km).
Da Redação ODC.
Leia também: Exclusivo | Explode evasão de tarifa nas estações do BRT; Mais de 60% não pagam tarifa