Que empresa operou na linha 193 antes da VB? E onde é o local da foto antiga? Veja resultados das enquetes!

 Que empresa operou na linha 193 antes da VB? E onde é o local da foto antiga? Veja resultados das enquetes!

No dia 25 de junho o ODC começou a publicar enquetes e novos conteúdos diversos nos stories do Instagram @odcampinas, replicando no Facebook. Aos domingos vamos publicar os resultados e as explicações sobre alguns questionamentos feitos por lá, e hoje começamos pelas duas primeiras enquetes históricas.

• QUAL EMPRESA DE ÔNIBUS OPEROU AS LINHAS PARA O AEROPORTO DE VIRACOPOS ANTES DA VB TRANSPORTES?

RESPOSTAS:


VBTU TRANSPORTES – 76,93%
VISCA – 10,08%
SANCETUR – 9,47%
TUGRAN – 4,32%

Nessa enquete cometemos um pequeno equívoco, pois entre a VBTU e a VB, a Onicamp Transportes operou a linha por um período. Como na época a Onicamp era dos mesmos proprietários da antiga VBTU, isso acabou passando batido por nós, pois quando as linhas passaram para a VB, o comando da Onicamp passou para as mãos dos sócios da Itajaí Transportes.

4.23 na época da Onicamp.

A linha 193, que liga o Terminal Metropolitano até o Aeroporto de Viracopos, hoje é operada pela VB Transportes, mas até o ano de 2005 tinha o prefixo 5.36 e era operada pela VBTU Transportes desde sempre, por conta da ligação da antiga Viação Bonavita, criadora da VBTU no início dos anos 80, com a cidade de Indaiatuba, para qual mantinha uma linha suburbana.

Atual 1.93

Entre 2005 e 2007 a Onicamp operou a linha com o prefixo 4.23, e no repasse da linha para a VB, o prefixo mudou para a atual 193. As linhas de ligação do Terminal Ouro Verde com o Aeroporto também foram operadas pela VBTU, depois pela Onicamp e por fim, pela VB.

• QUE AVENIDA É ESTA?

RESPOSTAS

LIX DA CUNHA – 53,97%
AMOREIRAS – 24,65%
NORTE-SUL – 11,33%
HEITOR PENTEADO – 10,05%

A foto refere-se à então Via Expressa Sul-Leste, atual Avenida Lix da Cunha, na altura do Balão do Tavares, sentido Anhanguera, no ano de 1972, quando ainda estava sendo finalizada.

Altura do local da foto, anos depois.

Nos próximos dias, vamos falar sobre as outras enquetes já publicadas e fiquem ligados nas próximas. Se você ainda não está seguindo o ODC no Instagram, é só procurar pelo @odcampinas!

Da Redação ODC.

Outras notícias