Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Região do Vida Nova terá castração gratuita de cães e gatos; Veja como agendar

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Prefeitura de Campinas realiza desde ontem e hoje, 15 e 16 de agosto, o agendamento para os interessados na castração gratuita e microchipagem de cães e gatos na região do Vida Nova. O cadastramento pode ser feito das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Parque Ecológico Dom Bosco, na avenida Comendador Emílio Pieri, 221, Conjunto Habitacional Vida Nova. São 1.000 vagas disponíveis.

      O Castramóvel estará no bairro para a realização das cirurgias entre os dias 22 e 25 de agosto, no mesmo endereço. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Vagner Bellini, só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente cadastrados.

      Os bairros atendidos por esta edição são: Conjunto Habitacional Vida Nova, Campina Verde, Residencial São João, Jardim Marajó, Conjunto Habitacional Mauro Marcondes, Residencial Flávia, Parque Aeroporto, Núcleo Vita Vitoria e Loteamento Residencial Porto Seguro.

      Para fazer o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

      Um ato de amor

      O diretor esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma.

      Os tutores que aderem ao programa recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa um guia sobre posse responsável.

      Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

      De janeiro de 2021 até julho de 2023, a Prefeitura realizou 24.734 cirurgias de castração e 35.887 microchipagens de cães e gatos.

      O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Novo prédio do Centro de Saúde Campina Grande será inaugurado no final do mês em Campinas

      [adinserter block=”4″]


      [adinserter block=”5″]