O Corredor Central, anteriormente Anel de Circulação Rótula, já está saturado ao menos há 19 anos. Quando o projeto foi concebido, em 1996, a previsão era de que o mesmo deveria passar por uma reformulação dentro de 10 anos.
Só que um erro grave foi cometido durante um período de reformulação do transporte público, entupindo as vias da Rótula com ônibus de dezenas de bairros.
No começo da Rótula, em julho de 1996, algumas linhas foram transformadas em circular para facilitar a distribuição dos passageiros ao redor das vias, porém esse número foi aumentando gradativamente.
Hoje, o corredor está entupido de linhas, e para piorar, alguém teve a brilhante ideia de colocar as linhas do BRT para passar pelo mesmo local, com o objetivo de não fomentar o fracasso do sistema.
Várias ideias já foram passadas para frente, como a criação de um corredor totalmente exclusivo no anel interior da rótula, liberando as faixas externas para os demais veículos, e também acabando com o malfadado sistema de embarque à esquerda na região central.
A proposta foi vetada pois “comerciantes não aceitariam” e por “haver muitos prédios residenciais que precisam de acesso de carros”. Tudo isso, obviamente, é má vontade.
A via exclusiva poderia ter o acesso local liberado, sem atrapalhar a circulação dos coletivos. Assim, a faixa interna seria transformada em um enorme “terminal”, com circulação organizada e exclusiva.
Lembrando que está prevista apenas a construção de estações do BRT ao redor da rótula, mas apenas com uma faixa exclusiva, assim como é hoje, ou seja, nada muda de forma efetiva.
Infelizmente, sem troncalização eficiente do transporte ou mudança na circulação do Centro, em breve a região ficará intransitável. A mudança do Centro para atrair mais gente deve passar também pela organização do trânsito, e o Corredor Central é peça chave para isso.
Da Redação ODC.
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