A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas está com programação especial para marcar o Mês da Consciência Negra. O mês de novembro será ocupado por diversas atividades artísticas gratuitas em espaços públicos durante todo o mês.
“A cultura tem o compromisso com todas as causas porque, por meio das expressões culturais, um povo se reconhece. Queremos sempre poder agregar parceiros e fazedores de cultura e gerar oportunidades. Essa é uma missão que fazemos juntos”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
Segundo Gabriel Rapassi, diretor de Cultura, a vitalidade e a variedade da programação é fruto de um diálogo direto com quem faz cultura em Campinas. “Nós temos buscado apoiar quem produz na cidade, por isso estamos conseguindo fazer os recursos renderem mais, além de dar o devido espaço a toda essa potência que marca a cultura campineira. É muito bom reconhecer o que é feito por aqui e vai ser lindo ver o público tendo acesso a todas essas festividades.”
As comemorações iniciaram neste final de semana, sábado 5 e domingo 6, na Estação Cultura com o “Campinas Hip Hop Festival”. No sábado, 5, também teve a abertura da Mostra Afrofuturista, na Casa de Vidro. A exposição vai até 23 de novembro e traz objetos, imagens, máscaras e vestimentas que apresentam a diversidade cultural dos 54 países africanos, enfatizando a modernidade desses países.
Feira Afro Literária
Outro destaque da programação é a 1ª Feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello, que ocorrerá nos dias 19 e 20, 26 e 27, na Estação Cultura. A feira nasceu da necessidade de dar visibilidade e apoiar iniciativas voltadas à literatura desenvolvidas por pessoas negras de Campinas e região. E a partir disso, gerar discussões, debates, e despertar no público em geral outro universo de possibilidades e conhecimentos.
Palmares Celebra
A Estação Cultura recebe vários eventos no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado municipal em Campinas. A partir das 9h, a Estação é ponto de concentração para a Marcha Zumbi dos Palmares, tradicional movimento da sociedade civil, que desce a 13 de Maio e outras ruas do centro, expressando a afirmação de direitos pela equidade racial.
No período da tarde, artistas locais e grandes nomes nacionais se apresentam com entrada gratuita. Alguns dos destaques são Marquinhos Sensação, além da cantora Majur e do rapper Dexter, que se apresentarão junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas, a partir das 19h30.
Virada
A 2ª edição Virada Afro Cultural terá a participação das cantoras Duquesa e Tássia Reis e mais 15 apresentações artísticas selecionadas através do chamamento de artistas. Haverá rodas de conversa, oficina de turbante; curso presencial sobre a produção de eventos culturais e a estreia do mini-documentário sobre a arte negra da cidade.
Trilha Antirracista
A Trilha Antirracista terá apresentação de trabalhos de 97 escolas da rede estadual de ensino. Os trabalhos foram elaborados por alunos e professores no decorrer do ano, sobre temáticas antirracistas, além de apresentações artísticas para a comunidade escolar. A Trilha Antirracista é um projeto da Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste. O evento ocorrerá na Estação Cultura, 22 de novembro das 9h às 16h.
Na programação de novembro do Museu da Imagem e Som (MIS) Campinas, serão inseridos filmes com a temática da Consciência Negra.
Programação parcial * Ainda está sendo fechada
Dia 5/11 a 23/11
MOSTRA AFROFUTURISTA
Abertura às 10h
LOCAL: Museu da Cidade/ Casa de Vidro, no Lago do Café
19/11 e 20/11, 26 e 27/11
1ª FEIRA AFRO LITERÁRIA LAUDELINA DE CAMPOS MELLO
Hora: a partir das 13h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas
19/11
FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA COM APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO ANELO
Hora: a partir das 13h
Local: Estação Cultura
20/11
PALMARES CELEBRA
Marquinhos Sensação
Apresentação da Orquestra + Majur + Dexter
Hora: a partir das 14h
Local: Estação Cultura
20/11
HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES
Roda de Capoeira
Sarau de Poesia
Dança Regional de Origem Afro
Horário: 14h às 18h
Local: – Casa de Cultura Andorinha
- Rua Carlos Roberto Gallo, s/n° – DIC I (dentro do Bosque Augusto Ruschi)
22/11
TRILHA ANTI RACISTA
Hora: das 9hs às 16hs
Local: Estação Cultura
24/11 –
APRECIAÇÃO, PELO CONDEPACC, DA INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE REGISTRO DA “LAVAGEM DA ESCADARIA” COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE CAMPINAS
26 e 27/11
2ª EDIÇÃO VIRADA AFRO-CULTURAL
Hora: 12h às 22h
Local: Estação Cultura
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Assassino de Daniella Perez, Guilherme de Pádua sofre infarto e morre aos 53 anos