A partir de janeiro de 2026, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) passarão por mudanças significativas devido à Reforma Tributária e o novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já está em fase de testes, e será obrigatório a partir do início do ano que vem.
De acordo com o especialista, as mudanças na NF-e afetam empresas que comercializam bens e mercadorias, que representam uma boa parte do mercado brasileiro, e vai exigir investimento em tecnologia, capacitação de equipes internas e revisão de estratégias fiscais. “O preenchimento do documento será muito mais complexo e burocrático com essas mudanças, por isso é necessário um treinamento prévio. Cometer erros na execução pode impedir a emissão da nota ou até levar a penalidades do sistema. Nessa apresentação promovida pelo Sescon Campinas, serei bem prático, mostrando o passo a passo no preenchimento de uma nota e antecipar os pontos cruciais que podem evitar erros”, revela Diego.
Para a presidente do Sescon, Claudia Di Fonzo, o quanto antes as empresas se adequarem às novas regras melhor será para evitar erros e prejuízos. “Estamos em fase se teste, mas a partir de janeiro de 2026 será obrigatório, por isso esse encontro é tão relevante nesse momento. As empresas que se anteciparem, testando seus sistemas e treinando suas equipes ainda durante o segundo semestre de 2025, terão uma transição mais suave. Já as que deixarem para último momento correm risco de enfrentar rejeições de documentos fiscais, interrupções operacionais e autuações. Será uma ótima oportunidade para entender detalhes das atualizações da NF-e e tirar dúvidas importantes”, finaliza Cláudia.
Serviço:
Talk Contábil – NF-e e as adequações para a Reforma Tributária
Especialista: Diego Malagutti, especialista de Tributos Indiretos da IOB
Data: 24 de julho de 2025
Horário: das 9h às 11h
Local: Auditório do Sescon Campinas
R. Walter Schimidt, 175 – Parque dos Jacarandás, Campinas – SP
Entrada: 1kg de alimento não perecível