Desde a última segunda-feira, dia 18/11, a Setec (Serviços Técnicos Gerais) oferece o serviço de construção e de manutenção de túmulos no Cemitério da Saudade. Quem farão as obras serão as próprias equipes da Setec, neste primeiro momento.
A intenção é que, em quinze dias, uma empresa prestadora de serviços de obras seja contratada para atuar nos serviços de construção de túmulos e de serviços similares. O contrato deverá ser firmado com dispensa de licitação, por conta do valor baixo, menor que R$ 200 mil em obras de engenharia. O aviso deve sair nos próximos dias no site da Setec.
A autarquia passa então a ser a intermediária entre familiares e empreiteira. Com essa medida, os preços passam a ser fixos e padronizados, sem contato direto dos familiares com a empreiteira. A ação vai facilitar o acesso do cidadão a este tipo de serviço.
“Tudo o que fica embaixo da terra é a Setec que fazia e vai continuar fazendo. Já o que fica acima da terra era estruturado por esses empreiteiros, mas agora passa a ser de responsabilidade da autarquia, seja por meio de equipes próprias ou de empresa contratada”, explica Lerena.
Como era antes
Aproximadamente seis empreiteiros estavam cadastrados na Setec para realizar serviços conforme a demanda de familiares que procuravam os serviços no próprio Cemitério da Saudade. Além deles, outros pedreiros eram contratados para realizar trabalhos dentro do campo santo.
Os valores eram acertados diretamente entre as partes sem qualquer envolvimento da Setec. “Os preços também não eram tabelados e havia muita diferença entre os valores praticados. Este novo modelo vai por um fim nisso”, esclarece Lerena.
Preços
A Setec já dispõe de uma tabela de preços para os serviços prestados, como de sepultamento, concessão de alvará para a construção de muretas, túmulos e troca de revestimento. Agora, a autarquia realiza uma pesquisa de preço no mercado para poder fixar valores sobre a construção de túmulos, serviços que antes eram acertados diretamente entre familiares e empreiteiras.
Os valores vão variar conforme a complexidade das construções solicitadas. “Cada um escolhe homenagear o ente querido de uma maneira diferente, por isso mesmo os túmulos não são iguais e precisamos levar isso em conta na hora da pesquisa de preços”, complementa o presidente da autarquia.
Para tirar dúvidas sobre a contratação, basta entrar em contato com a Setec pelo telefone (19) 3734-6100 ou presencialmente no endereço Praça Voluntários de 32, s/n, Bairro Swift.
Da Redação ODC.
Leia também: Passado do Transporte | Os veículos seletivos da VBTU em Campinas: