Sindicato pede revisão de multas de ônibus em Campinas; Falha penaliza motoristas

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas e Região pediu em ofício para que a Emdec revise as multas de trânsito que estão sendo aplicadas aos veículos do transporte coletivo urbano da cidade.

Há um número muito grande de reclamações por parte dos condutores em virtude de multas aplicadas por avanço de sinal vermelho e parada em cima da faixa de pedestres.

O problema é que muitas vezes a culpa não é do motorista. O sistema de radares de Campinas tem uma falha que um veículo acaba “jogando” a multa para o carro do lado.

Quando um ônibus passa em um radar e ao mesmo tempo passa uma motocicleta em alta velocidade, o radar acaba fotografando a placa do ônibus, mesmo que a velocidade seja totalmente incompatível.

É muito comum ônibus receberem multas por estarem acima de 90 quilômetros por hora em avenidas onde o limite é de 70 quilômetros por hora ou menos. Mesmo com a apresentação de recurso que tem o disco de tacógrafo anexado, a Emdec recusa.

A imprudência absurda de motociclistas acaba ficando sem punição, pois ou eles colocam as mãos nas placas, quase caindo, ou jogam a punição para o veículo do lado.

Além disso tem a questão dos veículos articulados, biarticulados e superarticulados, que iniciam a passagem pelo semáforo no verde, passam pelo amarelo e quando está no final, o semáforo já ficou vermelho, gerando a multa de ultrapassagem do sinal fechado.

Por isso, o sindicato pediu revisão de todas essas penalidades à Emdec para que os motoristas de ônibus não sejam indevidamente punidos.

Da Redação ODC.
Leia também:
O transporte na região do Ouro Verde e a mudança do contexto em 40 anos

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens