Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Sinfônica de Campinas faz última apresentação desta temporada no próximo sábado, dia 03/12

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta seu último Programa Sinfônico desta temporada na Igreja Adventista Central de Campinas neste sábado, 3 de dezembro, sob regência do maestro Carlos Fiorini. A entrada é franca e feita por ordem de chegada, dispensando reserva e retirada de ingressos.

      O programa conta com a Abertura da ópera “Fidelio”, de Beethoven, a Primeira Sinfonia de Brahms, e a Sinfonia Concertante para Violino e Viola, de Mozart, performada pelos solistas Walter Ansante (violino), e Elinar Araújo (viola), ambos músicos da OSMC.

      Carlos Fiorini

      Doutor em Música e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Fiorini é professor livre-docente em Regência no Departamento de Música do Instituto de Artes desta universidade, onde ocupa a cadeira desde 1998. É também graduado em Composição e Regência por esta alma mater nos anos de 1994 e 1995, respectivamente.

      Em 2015 criou a Orquestra do Departamento de Música da Unicamp, da qual é seu regente e diretor artístico e, desde 1998, apresenta-se como regente em projetos especiais com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Com a Sinfônica Municipal de Campinas atuou como Regente Assistente e Regente Titular entre os anos de 2005 a 2008.

      Como regente coral, trabalhou com diversos grupos, dentre os quais o Coral Campinas, do qual foi regente e diretor artístico por 10 anos. Desde 2005 é Coordenador, Diretor Artístico e Regente do Coro do Departamento de Música da UNICAMP. Em 1996, criou a Camerata Anima Antiqua, grupo especializado em música renascentista, do qual é seu Regente e Diretor Artístico desde sua fundação. Carlos Fiorini ainda é líder do Grupo de Pesquisa dedicado à Regência Coral e Orquestral denominado “Regência – Arte e Técnica”.

      Elinar Araújo

      Bacharel em Viola pela Unicamp, iniciou seus estudos do instrumento no Centro de Formação de Instrumentistas de Cordas da UFC-SESI. Em 1996 ingressou no curso de Viola do Conservatório de Tatuí, concluindo seus estudos em 1999, sob a orientação do Professor Dario Sotelo.

      Em 2003 ingressou na Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e, em 2013, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do Professor Emerson di Biaggi em ambas. Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, Camerata Tatuí, Orquestra Sinfônica Paulista e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

      Em 2003 participou do Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, em Juiz de Fora, obtendo o segundo lugar como premiação. No mesmo ano passou a integrar a Orquestra Sinfônica de Campinas, onde exerce a função de primeiro solista.

      Participou de diversos Festivais, tais como o de Inverno de Campos do Jordão, de Itu, Internacional de Música da Unicamp e de diversos Masterclasses com Barbara Westphall, Laura Wincox, Peter Pass, Xavier Inchaust, Alessandro Borgomanero e Pablo de Leon, seu atual instrutor.

      Walter Ansante

      Mestre em Música (violino) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou seus estudos de violino aos 8 anos de idade no Conservatório Carlos Gomes onde, por ocasião de sua formatura, recebeu a medalha Ordem do Coreto, prêmio concedido aos alunos de maior destaque.

      Participou de festivais de música em Tatuí, Londrina e Campinas (Unicamp) e de múltiplos concursos de música, dentre os quais se destaca o prêmio de 2º lugar no Concurso Paulo Bosísio, em Juiz de Fora, em 2001. Participou do Festival de Música em Bled (Eslovênia, 2009), na classe do professor Roman Simovic (Rússia) e do curso de aperfeiçoamento com o professor Xavier Inchausti (Argentina), em Buenos Aires (2013).

      Durante os anos de 2017 e 2018 estudou performance em Viena, na Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Universidade Privada de Música e Arte de Viena), antigo Conservatório de Viena, na classe do professor Amiram Ganz.

      Foi primeiro violino do Quarteto de São José dos Campos e Spalla da Orquestra Sinfônica desta cidade. Também atuou como Spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara Paulista e Orquestra Sinfônica da Unicamp.

      Como solista, apresentou-se à frente das seguintes orquestras: Sinfônica de Campinas, da UNICAMP, de São José dos Campos, de Americana, de Bragança Paulista, Orquestra de Câmara de Campinas, Filarmônica de Campinas e Orquestra de Câmara da Metrocamp. Atuou como Spalla e Solista junto aos Maestros Karl Martin (Suíça), Aylton Escobar, José Maria Florêncio, Victor Hugo Toro (Chile), Roberto Tibiriçá, Ligia Amadio, Cláudio Cruz, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi (Itália), David Del Pino Klinge (Peru), Gianluca Martinenghi (Itália), Lanfranco Marcelletti, Renchang Fu (China), Elena Herrera (Cuba), Enrique Diemecke (México) entre outros.

      Na Orquestra Sinfônica de Campinas ocupa a posição de Primeiro Solista e, desde 2006, exerce também a função de Spalla. Junto à instituição, participou de turnês nacionais e internacionais e da gravação de diversos CDs.

      Serviço

      Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

      Programa Sinfônico

      Data: sábado, 3 de dezembro

      Horário: 19h

      Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central

      Endereço: Rua Joaquim Novaes, 42 – Cambuí, Campinas

      Entrada franca

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Cresce o número de carros por assinatura no Brasil em 2022

      [adinserter block=”4″]


      [adinserter block=”5″]