Os cartões para embarque nos ônibus de Campinas são da família do Bilhete Único, que dão direito ao portador do cartão usar até três ônibus dentro de 2 horas todos os dias da semana, pagando apenas uma passagem (e o equivalente a R$ 0,45 quando embarcar no terceiro ônibus).
O cartão pode ser feito em diversos pontos e é emitido na hora. A primeira emissão tem custo de 2 passagens.
Para informações detalhadas sobre os cartões, consulte o site da Transurc, responsável pela emissão deles.
Conheça os tipos de cartões que estão em operação
Bilhete Único Comum
O Bilhete Único Comum é destinado a todos os usuários do sistema de transporte de Campinas que não são beneficiários de nenhum serviço ou gratuidade.
São emitidos na hora e tem como cor predominante o vermelho. A primeira integração é gratuita. Na segunda, o usuário paga R$ 0,45.
Para ter direito à integração, o usuário deve fazer o cadastro.
Bilhete Único Vale-Transporte
O Bilhete Único Vale-Transporte é distribuído por empresas aos funcionários beneficiários desse serviço.
As recargas são feitas nos próprios validadores de forma automática, todos os meses.
A empresa deve se cadastrar na Transurc, fornecendo seus dados: cópia simples da última alteração do contrato social, cópia simples do cartão de CNPJ, comprovante de endereço (um dos últimos três meses). Exemplo: conta de água; telefone fixo ou celular; luz; extrato bancário ou de instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação do imóvel com reconhecimento de firma das assinaturas.
Bilhete Único Escolar
O Bilhete Único Escolar é destinado a todos os estudantes de escolas de ensinos fundamental e médio das redes oficial e particular de ensino e de cursos técnicos sediados em Campinas.
O aluno deverá residir em Campinas e a mais de 1km do estabelecimento de ensino.
Os beneficiários do Bilhete Único Escolar têm 60% de desconto sobre a tarifa cheia. No ato da recarga, o beneficiário deve apresentar carteirinha de frequência escolar.
Bilhete Único Universitário
Todos os estudantes universitários matriculados em cursos de graduação de universidades das redes oficial e particular de ensino sediadas em Campinas.
O aluno deverá residir no município, morar a mais de 1km do estabelecimento de ensino e estar matriculado em regime integralmente presencial.
Os usuários pagam apenas 50% do valor da tarifa, mas com um esquema de cotas.
O estudante beneficiado com o Bilhete Único Universitário deverá utilizar no mínimo 50% das viagens em deslocamentos cujo trajeto da linha está próximo ao estabelecimento de ensino superior em que estuda.
Bilhete Único Idoso
O Bilhete Único Gratuito – Idoso é destinado a pessoas com mais de 65 anos.
O cadastramento do Bilhete Único Idoso é opcional, uma vez que a gratuidade no transporte público já é garantida a este segmento, conforme legislação vigente.
Os idosos com mais de 65 anos podem viajar de graça mediante a apresentação de Carteira de Identidade. O cadastro para a utilização desse cartão começou no dia 10 de julho de 2006
Bilhete Único Gratuito
O Bilhete Único Gratuito é destinado a pessoas que têm direito a qualquer gratuidade no transporte previsto em legislação municipal.
No caso de deficientes físicos, é utilizado apenas um cartão para o acompanhante e para o deficiente, sendo que a primeira passada pelo validador é bloqueada e posteriormente liberada pelo cobrador após conferência da foto do beneficiário.
A segunda passada é livre e é destinada ao acompanhante.
O deficiente físico precisa provar que tem direito ao benefício com exames médicos periódicos, que ditam a validade do benefício.
Bilhete Único Especial
O Cartão Bilhete Único Especial é pré-carregado com um crédito para apenas uma viagem. Toda vez que o Passe Especial for utilizado pelo usuário, o validador emitirá um alerta sonoro.
Como o Bilhete Único Especial não é um cartão descartável, a Transurc solicita aos beneficiários a devolução do cartão, pois ele será reaproveitado.
Cartão vendido apenas para as entidades assistenciais
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.