Sucesso do BRT está nas linhas de bairro, e não nas expressas; Veja por quê

A prefeitura de Campinas e a Emdec investem muito na ideia de que o sucesso do BRT está nas linhas expressas, o que não é necessariamente verdade.

Para que a população tenha um transporte de qualidade, é necessário investir muito nas linhas de bairro, que serão as de conexão com as expressas.

De nada vai adiantar criar vários terminais com linhas expressas de cinco minutos de intervalo se o passageiro terá que esperar uma hora por uma linha até sua casa.

O fiasco do Terminal Ouro Verde se deu justamente por causa disso: linhas alimentadoras extremamente demoradas com intervalos muito altos.

Isso motivou a criação de um monte de linhas diretas entre o Centro e os bairros, agradando a meia dúzia de vereadores e desestruturando totalmente o sistema tronco-alimentador.

O sistema tronco-alimentador funciona bem desde que o passageiro possa fazer uma conexão rápida, ou seja, descer, por exemplo, da linha 121 e já embarcar numa 101.

Agora, se o passageiro leva 20 minutos no Centro para embarcar num 121 e tiver que esperar uma 101 por 40 minutos no Ouro Verde, é mais fácil ele pegar uma linha direta no Centro, mesmo que lotada.

A prefeitura e a Emdec não podem esquecer dessas linhas de conexão para o BRT, até para desestimular o uso das diretas. Com isso, o sucesso do sistema está garantido.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também:
Linha BRT20 passa a circular o dia todo e 212 terá aumento de intervalos

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens