Superdomingo | Cooperativas detém as 3 linhas de ônibus que mais carregam em Campinas

As cooperativas de transporte de Campinas são detentoras das linhas que mais transportam passageiros. Confira o ranking geral das linhas que mais transportaram passageiros em janeiro de 2024:

1º – 385 (Shopping Iguatemi / Terminal Metropolitano) – 208.589 – Operado pela Cooperativa Cotalcamp
2º – 133 (Vida Nova / Corredor Central) – 205.096 – Operado pela Cooperativa Cooperatas
3º – 249 (Shopping Iguatemi / Parque dos Eucaliptos) – 200.121 – Operado pela Cooperativa Altercamp
4º – 131 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) – 198.196 – Operada pela empresa VB1
5º – 213 (Terminal Itajaí / Terminal Metropolitano) – 183.914 – Operada pelas empresas Itajaí e Campibus
6º – 371 (Vila Campos Salles / Shopping D. Pedro) – 173.967 – Operada pela empresa VB3
7º – 316 (Parque Cidade Campinas / Corredor Central) – 151.987 – Operada pela empresa VB3
8º – 413 (Jardim São José / Corredor Central) – 146.359 – Operada pela empresa Onicamp
9º – 353 (Alphaville / Estação Expedicionários) – 139.514 – Operada pela empresa VB3
10º – 120 (Terminal Central / Terminal Ouro Verde via Rodovia Santos Dumont) – 137.130 – Operada pela empresa VB1

Conforme o ranking, das dez linhas que mais transportaram passageiros, 3 são das cooperativas, sendo uma de cada delas, e todas acima de 200 mil passageiros.

A linha 133, em específico, ainda concorre diretamente com outras linhas que fazem praticamente o mesmo trajeto, dividindo a quantidade de passageiros.

Já as linhas 385 e 249 fazem praticamente sozinhas atendimentos específicos em alguns trechos, tendo sobreposição apenas em avenidas de grande movimentação.

Entre as sete linhas que mais transportaram passageiros e que são de responsabilidade das empresas concessionárias, três delas usam veículos articulados. As demais operam apenas com carros convencionais.

Apesar de estarem fora dos corredores BRT, até o presente momento nenhuma linha das cooperativas foi afetada, ou seja, as operações continuam normal, indicando baixa adesão ao novo sistema e preferência pelas radiais diretas.

Os dados informações são da Emdec.

Da Redação ODC.
Leia também:
Opinião | Trânsito de Campinas está pior, e por culpa dos próprios motoristas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens