Superdomingo | Terminal Central volta a ser antro de drogas e furtos após fim de seguranças no local

O Terminal Central voltou a ficar abandonado no período noturno, colocando em risco passageiros, funcionários das empresas de ônibus e vendedores que ainda se arriscam nas imediações.

A equipe do ODC passou pelo local na semana passada e comprovou a completa falta de segurança, com a presença de usuários de drogas, mendigos e batedores de carteiras.

Em cerca de uma hora o ODC presenciou pelo menos dois furtos, com bandidos correndo que nem doidos dentro do terminal. A segurança é completamente inexistente depois das 19 horas.

Com a retirada dos seguranças de todos os acessos, os portões ficam abertos e os pedintes tomam conta do terminal, levando insegurança para quem tem que ficar lá esperando seus ônibus chegarem.

Não é a primeira vez que o ODC denuncia a falta de segurança no local por conta da retirada dos seguranças. Aos domingos à noite praticamente não havia mais nenhum agente no local, o que agora piorou e se alastrou para os dias úteis.

Uma reclamação dos usuários do transporte público é o fechamento dos sanitários depois das 23 horas, justamente pois já se sabe que mendigos e usuários de drogas dominam completamente o local.

Passageiros reclamaram que ao questionar os funcionários do local, receberam a resposta que os mesmos foram orientados a fechar os sanitários nesse horário, independente do movimento. Dessa forma, o usuário fica sem opção.

HISTÓRICO

Em outubro de 2022 a prefeitura de Campinas finalizou a reforma do terminal Central, inaugurado em 1985 como parte do Projeto Trólebus, que previa interligar a região do Ouro Verde com o Centro através de um corredor exclusivo, o que foi feito na Avenida das Amoreiras.

Desde então o terminal era aberto, com parada de várias linhas de diversas empresas operadoras. As linhas foram retiradas dos miniterminais no Centro e todas transferidas para o então novo terminal.

Com a entrada da nova administração da Emdec em 2021, optou-se pela reforma do espaço e seu fechamento para que apenas passageiros tivessem acesso ao local, afinal é um terminal de ônibus.

No começo houve algumas reclamações por conta da limitação de acesso mas com o tempo a população assimilou que era o melhor a ser feito. O local passou a ficar mais limpo, os banheiros constantemente lavados e até o piso ficou melhor. Seguranças foram colocados nas três entradas.

Porém com o tempo isso foi se perdendo. Já no ano passado os seguranças abandonavam os postos aos domingos depois das 19 horas, deixando os portões abertos e o local inseguro. Agora, todos os dias o terminal fica completamente desguarnecido.

O remanejamento de seguranças para o BRT, onde ocorre uma série de furtos de cabos de energia, deixaram o Terminal Central totalmente desguarnecido, um terreno fértil para a mendicância e para os bandidos.

Com isso, a reforma e fechamento do terminal cai por terra, pois não adianta nada ter segurança apenas durante o dia, e à noite, que deveria ter mais, não tem absolutamente nada.

Da Redação ODC.
Leia também:
Campinas poderá obter empréstimo para pavimentar ligação Florence-Vida Nova

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens