Os terminais de ônibus de Campinas são muito mal sinalizados e com informações precárias. A população que usa o transporte diariamente fica perdida, pois faltam até placas básicas.
Em terminais menores a situação é ainda pior: nem placas existem e as informações são colocadas em papéis e escrito de qualquer jeito. O mesmo acontece com o BRT.
Ainda operando de forma mambembe, com uma frota velha e que vive quebrando, as linhas de BRT param em estações onde não há o mínimo de informação possível.
Para a Emdec, a população deve ter a obrigação de saber quais linhas passam em determinadas estações, e devem saber também para onde os coletivos vão, pois não há informações básicas.
O Terminal Ouro Verde é um dos maiores exemplos de precariedade de informação. Faltam placas, e ainda a própria Emdec levou embora algumas para “reformar” há mais de dois meses e não devolveu mais.
Não há nenhuma sinalização para indicar onde é a entrada para o terminal do BRT, não há nada escrito falando onde é a passarela para o hospital e tampouco alguma indicação para as linhas que vão para o Centro.
O mesmo acontece no Terminal Central, onde aparentemente os BRTs estão abandonados. Como se já não bastasse a bizarrice de algumas linhas passarem lá dentro por duas vezes, as informações são mínimas e precárias.
No Terminal Vila União não há nem placas suficientes. As linhas que foram do Terminal Campos Elíseos para lá são indicadas em papéis velhos colados nos pilares do local, de forma mais precária possível.
O Terminal Itajaí é um centro de abandono. Não se sabe até hoje como ainda está em funcionamento. O mesmo ocorre com o Terminal Vida Nova, que não tem informações básicas para os usuários.
Faltam também informações no Terminal Padre Anchieta, e as poucas que existem são em letras minúsculas. No Terminal Barão Geraldo as pessoas ficam perdidas pois sequer há indicações das linhas para os bairros e para o Centro.
Enquanto isso, a população fica perdida e cada vez mais irritada com a falta de informação nos terminais. Já a Emdec parece estar preocupada com coisas menos importantes.
Da Redação ODC.
Leia também: Licitação do transporte em Campinas deverá ser finalizada apenas no ano que vem