Os terminais Campos Elíseos e Satélite Íris do BRT estão sofrendo ataques sistemáticos de crianças e adolescentes que moram nos arredores. Invasões, pedras e ofensas fazem parte do repertório dos vândalos.
Há também problemas de apedrejamento nas estações, além de vandalismo contra as catracas, pichações e outras avarias que prejudicam as operações e a segurança dos passageiros.
Já no Terminal Campos Elíseos a situação não é muito diferente. Crianças e adolescentes da Vila Rica apedrejam sistematicamente as plataformas, colocando em risco tanto os passageiros quanto os funcionários da Emdec, da segurança e das empresas de ônibus operadoras no local.
As pedras lançadas, quase sempre à noite, são enormes e já quebraram um vidro da estação da linha BRT12. A lataria dos coletivos que ficam parados nas proximidades também já foram acertadas pelas pedradas.
Recentemente os passageiros das linhas alimentadoras tiveram que se esconder atrás dos ônibus parados para se proteger das pedras que vinham do alto, acompanhado de ofensas e insultos dos jovens.
Todas essas situações são comuns e prejudicam a operação do BRT. Para resolver, as forças de segurança devem tomar providências efetivas para coibir a prática. Do contrário, algo mais grave poderá ocorrer e continuar colocando os passageiros e funcionários em risco.
Da Redação ODC.
Leia também: Vila Costa e Silva terá agendamento para castração gratuita de cães e gatos; Veja datas