A operação do Terminal Campos Elíseos, que começa a partir de 26 de janeiro, já vai ser natimorta. Essa é a opinião do ODC com base em várias informações e análises de demanda feitos nos últimos tempos.
Pois é isso que está previsto:
- 144 (Jardim Capivari / Terminal Campos Elíseos) – 30 minutos
- 155 (Terminal Vila União via Jardim Santa Lúcia) – 50 minutos
- 156 (Terminal Vila União, pelo mesmo caminho da 154) – 40 minutos
- 165 (Jardim Paulicéia / Terminal Campos Elíseos) – 40 minutos
- 166 (Terminal Vila União via Jardim Campos Elíseos) – 60 minutos
- 167 (Terminal Vila União via Parque Tropical) – 60 minutos
- 406 (Jardim Maria Rosa / Terminal Campos Elíseos) – 75 minutos
Com intervalos como esses, é mais fácil pedir para o cidadão ir a pé do que esperar um ônibus alimentador. Ainda que o argumento seja o mesmo da implantação do Terminal Satélite Íris (“precisa dar tempo para o usuário acostumar”), estamos falando de uma região que nunca teve um acesso a transporte de forma decente, e que pelo jeito vai ficar sempre sendo meia boca.
A Emdec parece meio complacente com a VB, que não tem carros suficientes para operar uma grande quantidade de linhas novas.
Por muito menos, pegou no pé da Campibus para fazer o alimentador do Satélite Íris funcionar — e isso deu certo, tanto que as linhas 227 e 234 vão ter incríveis intervalos de 8 minutos por causa da altíssima demanda. Nem linhas que vão ao centro tem intervalo parecido no sistema hoje.
Quem vai ter paciência para esperar a próxima viagem do 406 se ela vai acontecer só 1h15 depois, ainda mais quando o passageiro acaba de chegar ao terminal? Que tipo de motivação ele vai ter para largar a 404 ou 405 (que vai ainda mais rápido, dependendo de onde ele estiver)?
Que tipo de motivação vai ter o usuário em pegar uma linha pro Terminal Vila União que demora 50 minutos para passar, se ele pode pegar a radial, que vai demorar o mesmo tempo mas não vai precisar parar para integrar em outro terminal?
Isso porque ainda não começamos a discutir o fiasco das alimentadoras do Terminal Campo Grande e Terminal Ouro Verde, com intervalos tão astronômicos quanto esses propostos.
Outra questão importante: a proximidade com os terminais Santa Lúcia e Vila União já é algo que joga contra. O tamanho estrambólico do Campos Elíseos não condiz com o tamanho da operação que ele vai ter. Teria que ‘acabar’ com os dois outros terminais para justificar uma estrutura tão grande. Mas isso é tema para outro dia.