,

Terminal Campos Elíseos vai começar sendo um fracasso; ENTENDA

A operação do Terminal Campos Elíseos, que começa a partir de 26 de janeiro, já vai ser natimorta. Essa é a opinião do ODC com base em várias informações e análises de demanda feitos nos últimos tempos.

Ainda mais depois que tivemos acesso aos intervalos das linhas alimentadoras que vão ser colocadas para operar junto com as linhas do BRT. De nada adianta fazer o caminho do Campos Elíseos ao Centro se, para chegar na sua casa, tem que esperar até 1h15 pelo ônibus alimentador.

Pois é isso que está previsto:

  • 144 (Jardim Capivari / Terminal Campos Elíseos) – 30 minutos
  • 155 (Terminal Vila União via Jardim Santa Lúcia) – 50 minutos
  • 156 (Terminal Vila União, pelo mesmo caminho da 154) – 40 minutos
  • 165 (Jardim Paulicéia / Terminal Campos Elíseos) – 40 minutos
  • 166 (Terminal Vila União via Jardim Campos Elíseos) – 60 minutos
  • 167 (Terminal Vila União via Parque Tropical) – 60 minutos
  • 406 (Jardim Maria Rosa / Terminal Campos Elíseos) – 75 minutos

Com intervalos como esses, é mais fácil pedir para o cidadão ir a pé do que esperar um ônibus alimentador. Ainda que o argumento seja o mesmo da implantação do Terminal Satélite Íris (“precisa dar tempo para o usuário acostumar”), estamos falando de uma região que nunca teve um acesso a transporte de forma decente, e que pelo jeito vai ficar sempre sendo meia boca.

A Emdec parece meio complacente com a VB, que não tem carros suficientes para operar uma grande quantidade de linhas novas.

Por muito menos, pegou no pé da Campibus para fazer o alimentador do Satélite Íris funcionar — e isso deu certo, tanto que as linhas 227 e 234 vão ter incríveis intervalos de 8 minutos por causa da altíssima demanda. Nem linhas que vão ao centro tem intervalo parecido no sistema hoje.

Quem vai ter paciência para esperar a próxima viagem do 406 se ela vai acontecer só 1h15 depois, ainda mais quando o passageiro acaba de chegar ao terminal? Que tipo de motivação ele vai ter para largar a 404 ou 405 (que vai ainda mais rápido, dependendo de onde ele estiver)?

Que tipo de motivação vai ter o usuário em pegar uma linha pro Terminal Vila União que demora 50 minutos para passar, se ele pode pegar a radial, que vai demorar o mesmo tempo mas não vai precisar parar para integrar em outro terminal?

Isso porque ainda não começamos a discutir o fiasco das alimentadoras do Terminal Campo Grande e Terminal Ouro Verde, com intervalos tão astronômicos quanto esses propostos.

Outra questão importante: a proximidade com os terminais Santa Lúcia e Vila União já é algo que joga contra. O tamanho estrambólico do Campos Elíseos não condiz com o tamanho da operação que ele vai ter. Teria que ‘acabar’ com os dois outros terminais para justificar uma estrutura tão grande. Mas isso é tema para outro dia.

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens