O Terminal 1, ou simplesmente Terminal Mercado, é uma das maiores sínteses da atual precariedade do transporte público campineiro. Inadequado para o sistema atual, o Terminal Mercado não sofreu grandes intervenções nos últimos anos.
Na época, os ônibus eram menores, a população era em menor quantidade e o número de linhas também era bem pequeno. Hoje, a cidade é completamente diferente mas o terminal continua o mesmo.
A única coisa relevante que mudou nos últimos anos foi a demolição da antiga cabine de acerto de valores. Antes disso, nos anos 90, os pontos foram modificados por essa estrutura atual de cimento, que não protege de absolutamente nada.
Nos anos 2000 havia um projeto de transformar o terminal em uma estação de transferência, mas nada foi feito. No governo atual houve um rebaixamento das pontas das pequenas plataformas para facilitar a acessibilidade.
Sem grandes mudanças nos últimos anos, o sistema de transporte de Campinas é o reflexo do desmando de pessoas que se dizem técnicas, mas quase nada fazem para melhorar a vida da população, e o Terminal Mercado é parte desse reflexo: pequeno, antiquado, ultrapassado e desconfortável.
José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Começa reforma de área que teve árvores removidas na Lagoa do Taquaral