A cidade de São Paulo é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Por conta disso, e também por conta do majoritário modal rodoviário brasileiro, uma rodoviária é insuficiente para atender toda a demanda de passageiros.
Concentrando as linhas com destinos paranaenses e matogrossenses, o Terminal Rodoviário da Barra Funda é estrategicamente bem localizado e com uma grande gama de integrações possíveis.
Por lá é possível pegar um trem suburbano ou um metrô para andar pela cidade. Há também um grande número de linhas de ônibus urbanos que saem do miniterminal anexo ao metrô.
No saguão há um uma enorme gama de comércios e serviços para os passageiros. Diversas empresas operam no local, como por exemplo a Viação Garcia, a Empresa Andorinha de Transportes e a Viação Cometa.
Curiosamente algumas cidades do interior paulista têm linhas para o terminal da Barra Funda e para o Terminal do Tietê, como é o caso de Jundiaí e de Campinas, atendendo a pedidos dos passageiros.
Pela Rodoviária da Barra Funda também saem linhas internacionais, como as operadas pela empresa Cruceña e seguem em destino à Bolívia.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 15)