Chega a ser absurdo uma cidade do porte de Campinas ter que ler algo como isso, porém a imprudência do motorista campineiro é tão grande que se faz necessário repetir de novo que é proibido usar as faixas exclusivas de ônibus.
No caso das faixas do BRT, a situação é ainda pior pois veículos que são de outras linhas, vans e perueiros fazem o uso desses espaços mesmo sem poder, e recebem multas assim como qualquer outro veículo.
No Centro há faixas exclusivas que funcionam apenas de segunda à sexta, das 6h às 8h e das 16h às 19h. Fora desse horário, o uso é livre. Há sinalização suficiente em todos esses pontos para os motoristas depois não alegarem que não sabiam.
Quem faz a fiscalização são os agentes de mobilidade urbana da Emdec. Apenas em 2024 foram feitas 1,9 mil autuações por uso indevido das faixas exclusivas. No ano passado, neste mesmo período, foram 736 autuações.
A maior falta de respeito está nas faixas do BRT do Corredor Ouro Verde. A falta de respeito dos motoristas de carros é tão grande que mesmo com agentes presentes, os mesmos continuam nas faixas. São os mesmos que reclamam da “indústria da multa”.
Da Redação ODC.
Leia também: Campinas tem primeiro sepultamento de animais em cemitério público; Veja detalhes