Transurc e SetCamp retomam Escolas nas Garagens em julho

Publicado em:

Programa educativo recomeça em agosto e é voltado para os alunos de 4º e 5º anos das redes municipal e estadual

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) retomam o programa Escolas nas Garagens em julho, com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O programa é voltado para alunos de 4º e 5º ano, das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental de Campinas. Nele, os estudantes aprendem noções de cidadania, com ênfase em preservação ambiental e conservação do bem público, além de receberem informações sobre a história de Campinas.

O WhatsApp para informações e agendamento das escolas interessadas é o (19) 99771-1707. Há ainda o e-mail para contato: escolasnagaragem@transurc.com.br. Esta iniciativa mostra o compromisso da Transurc e do SetCamp com a educação e o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Com embarque feito na própria escola, os alunos fazem uma parada no Centro, no Largo do Carmo, que é o marco zero da cidade, onde é ministrada uma divertida aula de história. Nesse local, eles também conhecem a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira e de outros personagens que fizeram parte da construção do município.

Depois, o grupo segue para uma garagem de ônibus, onde as crianças conhecem a rotina do sistema de transporte e o processo de manutenção dos veículos. Neste retorno do passeio, a garagem-base será a VB Transportes, unidade localizada no Jardim Mercedes.

Durante o passeio, as crianças aprendem curiosidades sobre a história de Campinas, sobre os meios de transporte e assistem a uma peça de teatro, show de mágica ou participam de uma dinâmica de grupo.

No final, elas recebem um kit escolar e são convidadas a participar de um concurso de pintura. A ABPF oferece para o ganhador do concurso de pintura, um passeio gratuito na maria-fumaça até Jaguariúna, junto com sua família.

O programa conta com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que ajuda a sinalizar o espaço onde o ônibus e as crianças passam pelas ruas no Centro da cidade.

Durante todo o passeio, os estudantes usam um colete de identificação para facilitar a organização, além de serem orientados a usar calçados fechados, que são mais seguros. Nas visitas, dentro da garagem os estudantes ainda usam óculos de segurança e recebem informações sobre as práticas de segurança e responsabilidade pessoal.

Evento-teste

No dia 3 de julho foi realizado um evento-teste do Escolas nas Garagens com as crianças da ONG Projeto Gente Nova (Progen), unidade Satélite Íris. Os participantes se divertiram com o passeio e aprenderam bastante sobre a história de Campinas.
Eles visitaram a garagem da VB1, onde conheceram as oficinas e puderam ver também como é feita a lavagem externa dos ônibus e ainda participaram de uma dinâmica de grupo com o uso de um paraquedas, com o objetivo de mostrar a importância de cada um para manter o equilíbrio em qualquer situação. A atividade fez uma comparação com a operação de uma empresa, que depende do trabalho de cada funcionário, e de cada setor, para funcionar corretamente.

Programa Escolas nas Garagens

Criado em 2004, o Escolas nas Garagens atendeu mais de 140 mil crianças em 16 anos de existência. No último ano da ação, foram atendidas 5.400 crianças de 66 escolas estaduais e municipais de Campinas.
O ônibus que vai levar as crianças aos passeios será o ‘laranjinha’, que foi especialmente adaptado para o programa, com uma pintura temática, vidros das janelas que só abrem na parte superior, incluindo as quatro janelas de emergência, além de possuir cintos de segurança em todos os bancos.
A escola que quiser participar da edição 2024 do Escolas nas Garagens, deve entrar em contato com a Diretoria de Comunicação e Marketing da Transurc por meio do WhatsApp informado acima ou do e-mail. Será necessário informar o número de turmas de 4º ou 5º anos que participarão do passeio.
Na semana do passeio, é preciso enviar a lista com os nomes de alunos e as autorizações dos pais ou responsáveis, além do nome dos acompanhantes adultos (um para cada grupo de 15 crianças). Inicialmente, o passeio será realizado às terças e sextas, nos períodos da manhã ou tarde, e às quartas e quintas, apenas no período da manhã.

As informações são da Transurc.
Leia também:
Caminhão do Hemocentro da Unicamp estará na prefeitura na semana que vem para captação de sangue

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré