A Concessionária Rota das Bandeiras inicia nesta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 15h, a interdição total da passagem inferior do Trevo do Real Parque, no km 116 da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332). O bloqueio será em ambos os sentidos da ligação direta entre o bairro Real Parque e a região central de Barão Geraldo.
O fechamento da passagem inferior terá duração prevista de quatro meses.
Desvios obrigatórios para motoristas
Para garantir a fluidez e a segurança, a Rota das Bandeiras, em conjunto com a Emdec e a Artesp, estabeleceu rotas de desvio complexas que utilizarão trechos da própria SP-332 e dispositivos operacionais.
1. Saída do Real Parque (Sentido Barão Geraldo)
Motoristas que saem do Real Parque com destino a Barão Geraldo devem acessar a pista da SP-332 no sentido Campinas.
Para realizar o retorno, há duas opções:
- Opção Principal (Ônibus e Caminhões): Retorno no km 113, entroncamento com a Rodovia D. Pedro I (SP-065).
- Opção Secundária (Carros e Motocicletas): Utilização de um dispositivo temporário (retorno operacional) construído no km 112, na região conhecida como Tapetão. Este retorno será em nível, utilizando a faixa da esquerda da pista.
A Concessionária optou pelo retorno no Tapetão (km 112) por este trecho ter três faixas de rolamento, o que deve diluir melhor o tráfego do que o trecho entre os km 116 e 113, que possui apenas duas faixas.
2. Saída de Barão Geraldo (Sentido Real Parque ou Campinas)
Motoristas que deixam Barão Geraldo pela Avenida Eduardo Pereira de Almeida e precisam seguir para o Real Parque ou para a SP-332 sentido Campinas deverão:
- Acessar a pista da SP-332 no sentido Paulínia.
- Realizar o retorno no Trevo de Betel, no km 119.
Travessia Provisória para Pedestres e Ciclistas
Apesar do fechamento da passagem inferior, a Rota das Bandeiras garante a travessia dos modais não motorizados. Uma travessia provisória para pedestres e ciclistas será mantida, garantindo o deslocamento dos moradores entre o Real Parque e Barão Geraldo.