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      “Urbanismo tático” da Delfino ganha prêmio, mas será que motorista aprova?

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      Um prêmio pode significar algo para uma gestão pública, mas até que ponto os prêmios realmente significam que as ideias funcionam na prática? A Emdec ganhou um prêmio do Parque de Mobilidade Urbana (PMU) com o programa “Reviva Cidade”, que colocou urbanismo tático na Rua Delfino Cintra, na região do Botafogo.

      O problema é: será que realmente o prêmio significa que o projeto é um sucesso entre motoristas e pedestres? A decisão de estreitar a Delfino Cintra em apenas uma faixa, em um local que tem baixa circulação de pedestres, mesmo no horário de pico, não agradou muitos motoristas.

      Diz a Emdec em uma faixa colocada no local que 56% das pessoas que passam por ali aprovaram as alterações. O índice é baixo, pois deve considerar inclusive quem achou “regular”.

      O trânsito ali é extremamente caótico, e vários ônibus (de linha urbana ou fretados) tem dificuldades para fazer a curva ali, muito por conta dos próprios demais motoristas, que não respeitam locais de parada nos semáforos ou ficam parados no cruzamento.

      A ideia do urbanismo tático é perfeitamente válida, claro. Mas, em uma cidade onde os problemas de mobilidade se resumissem apenas a estas questões. Campinas tem problemas no transporte coletivo, nas obras intermináveis do BRT, falta de avenidas, vias de ‘escape’ e outros problemas que são mais importantes.

      O que é urbanismo tático?

      O objetivo do urbanismo tático é transformar os espaços urbanos de forma ágil e flexível, permitindo que as pessoas experimentem e reivindiquem esses espaços de maneiras criativas. Geralmente, essas intervenções são temporárias e podem incluir atividades como pintura de faixas de pedestres coloridas, instalação de mobiliário urbano temporário, criação de áreas de convivência em estacionamentos, implantação de ciclovias temporárias, entre outras.

      Essas intervenções são projetadas para serem de curto prazo e de baixo custo, o que permite testar ideias e soluções antes de implementá-las permanentemente.

      O urbanismo tático pode trazer uma série de benefícios para as cidades, incluindo o aumento da segurança e da mobilidade dos pedestres, a promoção de uma maior interação social, a melhoria da qualidade do ar e do ambiente urbano, além do estímulo ao comércio local.

      No entanto, o urbanismo tático não substitui a necessidade de planejamento urbano estratégico a longo prazo. Em vez disso, ele complementa as abordagens convencionais, permitindo que os moradores e as autoridades experimentem e testem ideias de forma rápida e acessível antes de implementá-las em escala maior.