A partir de agora você vai ouvir falar muitas vezes do tal “urbanismo tático”, projeto da Emdec premiado em São Paulo. A premiação foi na semana passada mas a Emdec ainda está falando isso.
A segunda fase do “urbanismo tático”, que pode ser chamado de “urbanismo trágico” por conta dos danos causados ao trânsito, vai ser levado para a Rua Otávio Mendes (!!!) e para a Avenida Andrade Neves.
O problema é que esse trecho tem um trânsito extremamente crítico pois reúne veículos de dois sentidos, incluindo muitos caminhões, dezenas de linhas de ônibus, coletivos rodoviários e muitos, mas muitos carros.
Ao invés da Emdec fazer um plano para reorganizar o trânsito ali, vai fazer algo para piorar ainda mais, pois a via vai ser ainda mais estreitada para colocar pracinhas que vão ficar empoeiradas.
O trânsito na Rua Otávio Mendes é caótico quase o dia todo, pois ainda trava todo os veículos que vêm da Rua Salustiano Penteado e impede passagem de quem entra pela Rua Barbosa de Barros.
É nítido que o projeto, “aprovado” por 56% dos entrevistados (não se sabe quem foi entrevistado e quanto foram), foi implantado em um local errado, pois jamais uma via de grande tráfego deveria ser transformada e via calma.
Por quê então não fizeram via calma em frente à sede da Emdec, na Rua Sales de Oliveira? Além do trânsito na Delfino Cintra, todas as vias próximas ficam travadas nas horas de pico.
A turminha que premiou o projeto, como sempre, são urbanistas de ar condicionado, que não conhecem a realidade da população. Enquanto você fica travado dentro dos ônibus que passam pela Delfino Cintra, a Emdec já está planejando mais pioras no trânsito. Parabéns.
José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Linha 434 deixa de atender a Estrada do Filipão; 408 muda para atender vereador