A população de Campinas deve se preparar para um dia de transtornos no transporte público nesta quinta-feira, 23 de outubro. O Sindicato dos Rodoviários e Anexos de Campinas e Região comunicou a realização de uma paralisação geral dos motoristas e trabalhadores do transporte a partir de amanhã.
Já se sabe que a VB 1 vai parar, inclusive as linhas do BRT. Veículos da cooperativa Cooperatas serão colocados em alguns eixos, como os equivalentes à linha 117, 190 e 191. Ônibus de Sousas vão operar normalmente. Não temos informação se as demais empresas vão parar.
Linhas metropolitanas não serão afetadas.
Em outras paralisações do tipo, ônibus da VB 3 e da Expresso Campibus pararam. Mas o ODC ainda não conseguiu confirmar se isso vai acontecer desta vez.
Falta de pagamento do “vale” motivou a greve
De acordo com o comunicado oficial, a decisão de paralisar as atividades foi tomada após o descumprimento do acordo de pagamento do adiantamento (vale), que deveria ter sido efetuado nesta quarta-feira (22/10), 15 dias após o pagamento do salário.
Em nota, a entidade afirma que a situação se tornou “insustentável” para os trabalhadores, que enfrentam dificuldades e juros devido aos atrasos recorrentes. O sindicato informou que protocolou um ofício junto à Emdec, à Secretaria de Transportes e às empresas, buscando uma solução, mas a paralisação foi considerada um “direito legítimo” para que os pagamentos sejam realizados.
Os rodoviários pediram desculpas à população pelo inconveniente, mas ressaltaram a importância da reivindicação: “A situação atual é insustentável, e a necessidade de regularização dos pagamentos é urgente.”
A paralisação está marcada para ocorrer durante todo o dia 23 de outubro, até que as empresas efetuem o depósito dos pagamentos em atraso