Vacina contra febre amarela é importante para quem for fazer caravana de Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, está se aproximando e as caravanas já começam a se organizar. Conhecidas como Rotas da Fé, pessoas fazem trajetos à pé até a Basílica de Aparecida.

Para essas rotas serem feitas com segurança, é necessária uma série de cuidados, e uma delas é se vacinar contra a febre amarela. Campinas tem doses disponíveis nos postos de saúde.

Como parte das rotas são feitas em áreas rurais ou com mata, o risco de transmissão da doença é maior. Quem preferir, poderá receber a vacina em casa. A prefeitura resolveu retomar a vacinação domiciliar.

Quem for tomar a vacina nos postos de saúde é necessário levar documentos pessoais e a caderneta de vacinação, se tiver. Todos os moradores de Campinas com mais de 9 meses de idade devem tomar a vacina.

Quem mora em áreas de risco tem orientação complementar, conforme abaixo:

Crianças de 6 a 8 meses: recebem uma dose durante a ação. Os responsáveis serão orientados para garantirem a vacinação completa, sendo: uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos.

Pessoas com 60 anos ou mais: a vacinação será realizada dependendo da avaliação do risco relacionado às comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindiquem a aplicação da vacina febre amarela nessa faixa etária.

Gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses: são orientadas a suspender a amamentação por dez dias após a vacinação e recebem as recomendações para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação. Dessa forma o aleitamento neste período pode ser garantido.

As pessoas que já tomaram uma dose acima dos cinco anos de idade não precisa tomar mais, pois a vacina é seletiva.

Da Redação ODC.
Leia também:
Vigilância Sanitária fecha clínica odontológica clandestina em Campinas