A vacinação contra gripe em Campinas continua em andamento. Já foram aplicadas 334.038 doses em 15 semanas de imunização. Todas as pessoas a partir de 6 meses de cidade precisam ser imunizadas.
Desde o início da mobilização, em 7 de abril, a Saúde realizou uma série de ações para facilitar o acesso ao imunizante fora das unidades básicas, incluindo shoppings, terminais de ônibus, supermercados e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Foi realizado ainda um “Dia D” para incentivar a vacinação dos públicos prioritários na primeira quinzena de abril.
Idosos: 119.066 doses (54,81% da população de 217.232)
Crianças: 29.873 doses (41,70% da população de 71.633)
Gestantes: 3.374 doses (36,69% da população de 9.194)
A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos de risco. A vacina pode ser aplicada em todos os centros de saúde sem a necessidade de pré-agendamento. É só levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.
Os grupos prioritários, que somam quase meio milhão de pessoas, são:
Idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Da Redação ODC.
Leia também: Guarda Municipal identifica jovens que vandalizaram ponto de ônibus em Campinas