Veja como vai funcionar a gratuidade nos ônibus urbanos, metropolitanos e de viagem neste domingo, 30/10


Neste domingo, dia 30/10, seguindo uma determinação da justiça federal, da prefeitura de Campinas e do Governo do Estado, as linhas de ônibus da cidade e da região circularão sem cobrança de tarifas, inclusive nas linhas rodoviárias. Ou seja, se quiser ir até São Paulo e voltar, de graça, será possível.

Veja como vai funcionar o sistema neste domingo, dia de eleições no Brasil:

• LINHAS MUNICIPAIS (EMDEC / SISTEMA INTERCAMP):

A partir das 06:00 da manhã todos os ônibus deverão abrir as portas do meio ou traseira para que todos possam entrar sem pagar. A porta da frente vai ficar fechada e a catraca, travada. O sistema funcionará desse jeito até às 19:00. A partir das 19:01, todos os motoristas já estão orientados a abrirem só a porta da frente e iniciarem a cobrança normal de tarifa.

Nos terminais fechados, a entrada será liberada dentro do horário de gratuidade: 06:00 às 19:00.

Não haverá necessidade do uso de cartão. Horário normal de domingo, com algum reforço se necessário.

• LINHAS METROPOLITANAS / INTERMUNICIPAIS (CONSÓRCIO BUS+ / SISTEMA EMTU):

A partir das 06:00 da manhã todos os ônibus deverão abrir as portas do meio ou traseira para que todos possam entrar sem pagar. A porta da frente vai ficar fechada e a catraca, travada. O sistema funcionará desse jeito até às 20:00. A partir das 20:01, todos os motoristas já estão orientados a abrirem só a porta da frente e iniciarem a cobrança normal de tarifa.

Não haverá necessidade do uso de cartão. Horário normal de domingo, com algum reforço se necessário.

• LINHAS RODOVIÁRIAS / ÔNIBUS DE VIAGEM:

A orientação é que a partir da meia-noite de 30/10, o passageiro compareça ao guichê da empresa em que deseja viajar para fazer a retirada da sua passagem completamente gratuita. O embarque só vale para linhas com ônibus convencionais, e sem escolha de lugares.

Os horários dos ônibus deverão ser estritamente entre 00:00 e 23:59 de 30/10. Só valem passagens para trechos dentro do Estado de São Paulo, por exemplo: Campinas X São Paulo, Campinas X São José do Rio Preto, e outras.

Quem costuma embarcar pelo caminho, poderá entrar normalmente e sem pagar tarifa. O motorista vai fazer um controle pessoal para depois a garagem contabilizar essa entrada.

Em algumas empresas (deverá ser conferido), quem já tem passagem comprada e paga para este domingo, 30/10, poderá fazer a retirada de uma passagem gratuita antes de embarcar, e a paga poderá ser usada dentro de um ano.

Da Redação ODC.

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré