Vereadores que nunca fizeram nada pelo transporte agora dizem “estar de olho” na licitação em Campinas

A licitação do transporte coletivo urbano de Campinas, já completamente desacreditada pela população, virou ponto de oportunismo de muitos vereadores da base do governo Dário.

Quase todos os vereadores da base nunca fizeram nenhum tipo de cobrança à municipalidade sobre a enrolação do processo, que começou em 2018 com a publicação de um edital ridicularmente mal feito.

Desde então, o processo vem sendo postergado ao máximo, ignorando as decisões judiciais em contrário. Desde então o transporte campineiro só decai.

A situação piorou com a implantação mal feita do modal BRT, onde a Emdec apenas ordenou a colocação de ônibus nos corredores e mantendo linhas em paralelo, indo completamente de encontro com qualquer lógica e bom senso no transporte.

A partir disso, o transporte campineiro decaiu de forma absurda, com problemas operacionais detectados praticamente em todas as linhas da cidade.

Esperava-se que nesse meio tempo a licitação do transporte sairia do papel, mas foi uma mera ilusão. A impressão que fica é que a equipe da Emdec é completamente despreparada para fazer uma ação dessa magnitude.

O atestado de incompetência foi assinado quando a FIPE foi contratada para dar apoio ao processo de formulação do edital. Isso mostrou a incapacidade da Emdec de lidar com tal situação. Mesmo assim, o edital vem ainda sendo atacado por várias frentes que tentam impugnar novamente o processo.

Os nobres vereadores da cidade em nenhum momento fizeram qualquer questionamento a respeito da contratação da FIPE, da Bolsa de Valores, ou de qualquer outra incompetência correlacionada com o processo.

Agora, publicam videos falando que “estão de olho” e que o processo “não foi cancelado” como vem sendo espalhado. Isso é atuação de um vereador em prol da população? Apenas mostra que a enrolação faz parte também de parte do legislativo.

Para piorar, os vereadores da oposição, que também não cobram nada, se limitam a fazer vídeos patéticos mostrando a “realidade do transporte” e se unindo a pessoas que se dizem “fiscais” da população para tecer críticas, mas não mostram qualquer solução.

A prova é que o Ministério Público, até o momento, não apresentou nenhuma representação a respeito do processo, não questionou a Emdec e seus prepostos e mantém tudo correndo na maior lentidão possível. Se algum vereador questionasse tal lentidão, com certeza haveria alguma notícia a respeito.

Ano de eleição é sempre a mesma coisa, e grande parte dos vereadores de Campinas, de baixa performance, se aproveitam do sofrimento do povo para tirar uma “casquinha”. Pobre povo.

Da Redação ODC.
Leia também:
História do Transporte Ferroviário em Campinas | Capítulo 05