A via Perimetral do BRT de Campinas continua abandonada. No escuro e cheia de veículos indevidos, parece que a via ficou largada depois do início da única linha de BRT que opera no local.
Quase todos os postes da via têm algum buraco no concreto onde já foi retirado o cabeamento. Apesar de quase tudo já ter sido furtado por bandidos, ainda é fácil encontrar gente levando cabos embora.
Com uma vigilância muito fraca e ineficiente, os bandidos sentem-se à vontade para levar tudo embora. Periodicamente a Guarda Municipal faz a detenção desses ladrões e devolve os cabos aos donos.
Além desses furtos, há as bicicletas e carros que andam pela via de forma totalmente indevida, representando grande perigo para todos, já que os ônibus do BRT precisam reduzir a velocidade, que já não é alta, para que todos possam sair a tempo.
Em alguns trechos ainda há pessoas que fazem caminhada bem no meio da pista de concreto. Há placas de sinalização, mas ninguém respeita. Os cruzamentos também são muito perigosos.
Nesta semana equipes da Emdec foram vistas fazendo a instalação de radares no cruzamento com a região do antigo Cortume, onde não há o respeito aos semáforos. No local já aconteceram colisões entre o BRT e carros.
Da Redação ODC.
Leia também: Linha 377 tem o itinerário alterado no Centro de Campinas