Vigilância Sanitária de Campinas interdita padaria em Barão Geraldo

·

·

·

Tags:

Uma ação da equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde interditou na tarde desta quarta-feira, dia 16 de novembro, uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo.

De acordo com a equipe da Devisa, a interdição foi motivada pelo não cumprimento dos requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos. No estabelecimento, foi constatado o acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria; sujidades e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. No local também foi verificada a falta de controle/monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações.

A fiscalização foi feita em atendimento a denúncias anônimas recebidas pelo serviço156 da Prefeitura de Campinas. Após a correção das infrações, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição

Conforme a responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin, o cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, bem como estrutura física adequada à atividade desenvolvida são essenciais para proteger a saúde da população das doenças transmitidas por alimentos.

Codarin destaca que é importante que a população denuncie. “Quando observadas situações contrárias ao cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, a denúncia pode ser registrada no sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone”, informa a responsável do Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Cidadania italiana: mudanças podem ocorrer em 2023