Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Você se lembra? John Boyd antes do BRT, começo do InterCamp…

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A viagem é para o ano de 2005, quando o sistema InterCamp dava os primeiros passos em Campinas. Os carros das antigas empresas começaram a receber novos prefixos ‘em cima’ do nome SIT Campinas, que foi apagado com adesivos brancos.

      A foto foi tirada no cruzamento da Avenida John Boyd Dunlop com a José Pancetti e Antônio Carvalho de Miranda. Nem parece o mesmo trecho, não é? Após anos de muita demora, a região foi totalmente revitalizada com o BRT. A avenida agora passa por baixo de um balão que ajudou a dar uma ‘desenrolada’ no nó de trânsito que ficava ali, apesar de o problema agora ficar concentrado na parte de cima.

      O ônibus é um Busscar Urbanus, terceiro modelo, de 1996, com motor Mercedes-Benz OF-1620. O carro estava sem passageiros, indo em direção ao Campo Grande. Rodava, geralmente, nas linhas do Florence. Os veículos saíram de circulação poucos meses depois, ainda em 2015.

      Até a logomarca do supermercado Enxuto era completamente diferente do atual.

      Bônus do “Você se lembra?”

      Em 2005, a John Boyd tinha pistas marginais, mas menos estruturadas do que hoje. No sentido do Campo Grande, ela começava também na altura do que hoje é o Atacadão. Houve uma época que o próprio mercado não existia, e depois foi construído como Carrefour John Boyd.

      Essa marginal tem um nome próprio: Avenida José Mário de Arruda Toledo (J. Toledo), em homenagem ao artista plástico que nasceu em São Paulo mas escolheu Campinas para viver, até tirar a própria vida em 2007. Foi ele quem fez a biografia do também artista plástico Flávio de Carvalho, conhecido em Valinhos.

      Após o cruzamento com a Avenida Império do Sol Nascente, era possível estacionar do lado esquerdo da via, como uma alternativa à falta de vagas do estacionamento do Unimart Shopping e à posterior cobrança na parada. No cruzamento com a José Pancetti havia uma base móvel da Polícia Militar, onde também era o ‘ponto final’ improvisado da linha Interbairros.

      No sentido Centro, havia também uma pista marginal após o cruzamento da JBD, mas ela encerrava imediatamente após a concessionária Ford — que o ODC informou, com exclusividade, que iria fechar para dar lugar a um supermercado, recentemente. Ali também parava a outra linha Interbairros.

      Passados alguns metros, a marginal voltava para acesso aos bancos, McDonald’s e Burger King.