Esses veículos fizeram história no transporte campineiro. O chamados CMA Urbano, encarroçados pela Cia. Manufatureira Auxiliar, da Viação Cometa, circularam pela CCTC – Cia. Campineira de Transportes Coletivos nos anos 80 e após a saída da empresa foram comprados pela TUCA – Transportes Urbanos de Campinas.
A carroceria rodoviária foi retirada e sobre o chassis Scania BR-116 foram montados esses ônibus urbanos. Apenas uma unidade foi encarroçada sobre o Scania K-112.
Eles foram encomendados pela CCTC para fazer as então novas linhas 3.60 e 3.70, que saíam do recém-inaugurado Terminal Barão Geraldo e eram as linhas troncais que levavam as pessoas que vinham dos bairros, paravam no terminal e tinham que ir para o Centro.
O 3.60 terminava na Rodoviária e o 3.70 no Terminal Central.
Na CCTC esses veículos tinham a cor vermelha com as letras em preto.
Era o único modelo montado de acordo com o Projeto Padron, elaborado pelo governo federal como padrão para ônibus urbanos: motor traseiro, portas pantográficas, pisos emborrachados e bancos estofados.
Na TUCA esses carros circularam por várias linhas até serem desativados e muitos deles vendidos para motoristas clandestinos da capital paulista.
E você, lembra desses ônibus nas ruas de Campinas?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.