Você se lembra? Quantas vezes a linha 171 foi esticada

A linha 171, que liga o Shopping Dom Pedro ao Campinas Shopping é uma das mais longas da cidade de Campinas.

Atualmente ela é operada pela empresa VB Transportes, mais conhecida como VB1.

Com um itinerário que atende vários bairros e pontos importantes da cidade, a história da linha 171 vem dos anos 70 do século passado. Desde então, seu itinerário foi esticado várias vezes.

Quando a linha foi criada, o itinerário original era o Guanabara – Parque Industrial.

O ponto inicial da linha era na rotatória que fica na Rua João Batista Morato do Canto, onde há uma padaria, perto do posto de combustíveis.

Dali, a linha ia até a primeira praça da Avenida Heitor Penteado, na frente do Parque Taquaral, bem próximo ao portão do Ginásio de Esportes.

Até o ano de 1988 a linha era operada pela Companhia Campineira de Transportes Coletivos, a CCTC, com o prefixo 3.05.

Com a saída da CCTC da cidade, a linha foi transferida para a VBTU Transportes, que operou o trajeto com o mesmo prefixo. Sempre que recebia carros novos, a VBTU colocava primeiramente nessa linha.

Quando o Parque Dom Pedro Shopping foi inaugurado, em 2002, a linha 3.05 foi esticada até lá, deixando de fazer o ponto final na Heitor Penteado. Com esse novo trajeto, parte de outras linhas estivadas passaram a ser atendidas por ela.

A linha quando começou a ser operada pela VB1, em 2005. A foto é de março de 2006. Foto: Luciano Roncolato.

Pelo outro extremo, a linha foi esticada até o Campinas Shopping, que já fica próximo ao antigo ponto final. Com o tempo, a linha 3.05 absorveu outra linha, a 5.12, que atendia o bairro Cidade Jardim.

Com isso, o itinerário da linha ficou gigantesco.

Em 2005, com a chegada do sistema InterCamp, a linha 3.05 foi transferida para a empresa VB Transportes e semanas depois ganhou um novo prefixo: 1.71.

Com itinerário um pouco mais esticado ainda, a Vila Industrial ganhou novos atendimentos.

A linha 1.71 é uma importante ligação do Centro com a região da Avenida Barão de Itapura e nesse trecho tem grande demanda, até o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, mesmo com outras linhas fazendo o itinerário de forma sobreposta. Já de ponta a ponta, só quem for muito corajoso mesmo.

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens