A história dos Transportes na região do Ouro Verde – Parte V

No final dos anos 70, o transporte na região do Ouro Verde ainda era operado exclusivamente pela Viação Campos Elíseos, com uma frota relativamente precária também por conta das condições do viário dos principais eixos de acesso aos bairros próximos.

Naquela época ainda não tinha ônibus articulados e nem com três portas, tendo os passageiros que andar em veículos pequenos em condições de superlotação.

Na tentativa de melhorar o transporte da cidade e organizar as áreas de operação, o prefeito Francisco Amaral organizou as empresas que operavam na cidade paralelamente à oficial, que era a Companhia Campineira de Transportes Coletivos, a CCTC, e as colocou em quatro áreas operacionais, ficando a região do Ouro Verde locada na então Área 1.

As empresas se organizaram em consórcios para estarem dentro de uma determinada área, porém mais empresas mostraram-se interessadas em circular pela cidade e por isso foi necessária uma segunda reorganização. Dessa vez, a área operacional da região do Ouro Verde passou a ser a 5, com as linhas operadas pelas empresas Viação Campos Eliseos e pela Viação Bonavita de Transporte Urbano.

As linhas que eram operadas por outras empresas dentro dessa área, como a CCTC que ainda circulava na região do Santa Lúcia, foram sendo transferidas aos poucos até que todas elas ficassem com as operadoras dentro das respectivas áreas.

Os itinerários ainda eram os mesmos criados pelas empresas durante os anos 70 e apenas a operação foi reorganizada.

Em 1982 o sistema reorganizado entrou em operação, e cada linha recebeu um prefixo, no seguinte formato: 5 (número da área). 01 (número sequencial).


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