BRT do Ouro Verde tem alta adesão no primeiro dia de ampliação da operação

·

·

·

Tags:

O primeiro dia de operação da linha BRT10 no Terminal BRT Mercado e Corredor Central (Rótula) contou com a adesão de 1.050 usuários no pico da manhã, entre 4h40 e 8h20, no Terminal Ouro Verde. A ampliação do atendimento na região central começou nesta sexta-feira, 1º de dezembro.

A contagem de embarques foi feita pelos agentes da mobilidade urbana no Terminal Ouro Verde. Historicamente, a demanda registrada às sextas-feiras no transporte público coletivo é menor em relação aos demais dias da semana.

De acordo com o monitoramento inicial realizado in loco pelos agentes da Emdec, o tempo de viagem registrado foi cerca de cinco minutos menor do que o previsto. O tempo de viagem da linha BRT10 é de 35 minutos.

“Nossas equipes já constataram um movimento de migração para a linha BRT. A Emdec segue monitorando a operação ampliada da BRT10 e faremos mais ajustes, se for necessário”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “A Emdec já prepara a nova fase desta ampliação. Serão duas novas linhas e vamos ativar o Terminal BRT Campos Elíseos”, completou.

A linha já circula com a frota reforçada, são mais cinco ônibus nos horários de picos, em dias úteis. A frota passou de quatro para nove veículos. Os intervalos foram reduzidos de 18 para 10 minutos nos picos. E a operação foi ampliada dos dias úteis para sábados, domingos e feriados, ou seja, das 4h40 às 0h35.

No Corredor Central, são atendidos pontos de parada na Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Orosimbo Maia x Sacramento e Terminal Mercado. Pelo itinerário ampliado, a linha BRT10 seguirá do Terminal Central para o Corredor Central, passando pela Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Terminal Mercado. Retornará, então, pela Senador Saraiva ao Terminal Central, retomando o trajeto pela João Jorge.

Fica mantido o atendimento aos terminais Ouro Verde, Santa Lúcia e Central; e às estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge.

Para viabilizar o retorno ao Centro, a partir do Terminal Mercado, a Emdec executou a abertura de acesso na avenida João Penido Burnier. O local recebeu novos conjuntos semafóricos e sinalização viária horizontal.

Ouro Verde terá novas linhas em 2024

Em janeiro, uma nova fase da ampliação do BRT Ouro Verde será anunciada. Está prevista a criação de duas novas linhas: BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos – Corredor Central), além da ativação do Terminal BRT Campos Elíseos.

Experimenta o BRT: orientações à população seguem até 7/12

Até o dia 7 de dezembro, a Emdec mantém as abordagens aos usuários para orientar sobre a nova operação da linha BRT10, nos horários de pico. Recebem as ações da campanha “Experimenta o BRT” os terminais Ouro Verde, Mercado, pontos do Corredor Central e as principais estações atendidas. Cerca de 3,5 mil folhetos informativos já foram distribuídos.

Duzentos cartazes foram fixados em ônibus. As estações, terminais e pontos do Corredor Central receberam faixas informativas sobre a nova operação e com indicação das paradas atendidas.

Histórico

Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT10 foi lançada no dia 31 de março. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. Desde a mudança, os usuários passaram a utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã; e o Centro no pico da tarde. Atualmente, a linha BRT10 atende, em média, 2,3 mil usuários por dia. Os números consideram dados da bilhetagem nas estações e contagem de usuários no embarque nos terminais.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
BRT10 (Ouro Verde) passa a operar no Corredor Central e atenderá ao Terminal Mercado