Campinas é uma das dez cidades brasileiras com maior qualidade de vida, diz pesquisa

·

·

·

Tags:

Campinas está entre as dez cidades brasileiras com maior qualidade de vida, segundo o estudo da Bloom Consulting, empresa global que acaba de lançar o Brasil City Brand Ranking, que pode ser traduzido como classificação das marcas das cidades do Brasil. A consultoria avaliou os cem municípios mais populosos do país em três eixos: visitar, viver e investir.

No ranking das cidades que ficaram nas dez primeiras posições no eixo “Viver”, Campinas é a única que não é capital e está acompanhada dos municípios mais expressivos do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Esse eixo avaliou os indicadores de desemprego, de criminalidade e de poder de compra per capita em relação à média nacional.

Por alcançar uma posição de destaque, Campinas foi considerada, nesse eixo, uma Marca Estrela, já que superou capitais reconhecidas por terem uma boa qualidade de vida, como Belo Horizonte e Florianópolis.

Para o prefeito, Dário Saadi, o destaque de Campinas no ranking mostra que os esforços do poder público e sociedade na promoção de melhorias vêm dando resultado: “trabalhamos muito para tornar Campinas cada vez mais segura e desenvolvida e essa pesquisa confirma que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito.

Segundo o diretor de placemaking da Bloom Consulting, Caio Esteves, não são levados em conta apenas números absolutos para classificar um município como Marca Estrela. “Fizemos análises de dados estatísticos e das redes sociais de cidades que têm bom posicionamento de marca quanto ao viver e morar e o que chamou nossa atenção foi o contexto em que, em um ranking dominado por capitais, Campinas desponta em seus indicadores”, explica Esteves.

Placemaking é um nome em inglês dado a um conceito de planejamento, design e gestão de espaços públicos.

A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar nos eixos “Visitar” e “Investir”.

O estudo completo da Bloom Consulting pode ser acessado em https://www.bloom-consulting.com/pt/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Brasil.pdf

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Nutrólogo dá dicas para evitar intoxicação alimentar na temporada de festas