Campinas recebe sinal positivo para financiamento de obras contra enchentes em dois pontos

·

·

·

Tags:

A Prefeitura de Campinas recebeu sinalização positiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Corporação Andina de Fomento (CAF) para o financiamento das obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia, e do córrego Proença, na avenida Princesa d’Oeste.

O custo total das obras, incluindo primeira e segunda etapas, pode chegar a R$ 600 milhões. Além do financiamento, a Prefeitura vai usar recursos próprios como contrapartida do Município.

Com essa sinalização, a Prefeitura iniciou a elaboração do edital para a licitação, com a atualização do orçamento das obras. O edital deve ser publicado no primeiro quadrimestre de 2023.

Na primeira fase, serão licitadas três obras de um total de oito nessas duas bacias (córregos Serafim e Proença). Serão dois piscinões na Princesa d’Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia. A estimativa de custo das obras desta primeira etapa é da ordem de R$ 300 milhões.

Na segunda fase, serão mais cinco obras: um piscinão na Orosimbo Maia, um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste, uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos), uma obra de alargamento de calha na Norte Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.

Placas de sinalização

Para alertar condutores sobre pontos de alagamento, a Administração Municipal está reforçando a sinalização com placas de advertência nos eixos das avenidas Princesa d’Oeste, Orosimbo Maia e nas regiões do Curtume, Piçarrão e Taquaral.

São três modelos de sinalização vertical, com as orientações “Área sujeita a alagamento / Em caso de chuva, evite esta via”, “Evite estacionar e transitar neste local em caso de chuva forte” e “Amarelo Piscante. Alagamento à frente”.

Seis pontos já receberam placas nas regiões da avenida Princesa d’Oeste, avenida Orosimbo Maia e Curtume. Gradativamente, outros pontos destas regiões receberão o reforço na sinalização, além da avenida Heitor Penteado e regiões do Piçarrão e Taquaral. A estimativa é que os trabalhos de reforço na sinalização estejam finalizados até a próxima quinta-feira, 22 de dezembro.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Dezembro Verde alerta para maus-tratos e abandono de animais