Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Carnaval de Campinas ganha exposição na Estação Cultura, contando a sua história

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O Carnaval de Campinas poderá ser revisitado em imagens da exposição “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescente” a partir desta quinta-feira, 26 de janeiro, na Estação Cultura. A mostra estará no saguão do espaço cultural até o dia 26 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 19h, com entrada gratuita.

      Em 50 painéis de 60×40 cm, a mostra faz um recorte do carnaval popular de Campinas, retratando os desfiles das escolas de samba da cidade e blocos históricos. Também relembra a história de Alceu Estevam, responsável pela difusão do Samba de Bumbo e reconhecimento dessa expressão artística como patrimônio imaterial de Campinas. Estevam, falecido em 2018, também foi um dos fundadores e mais ativos integrantes do grupo Urucungos, Puitas e Quijengues.

      Além das imagens das escolas de samba e de samba de bumbo, a exposição inclui ainda fotos da história da Banda do Boi, Leão da Várzea e blocos como o Nem Sangue Nem Areia, Nação Maracatu / Urucungos, Puitas e Quinjegues. Os atuais blocos BerraVaca, Unidos do Candinho, União Altaneira, Cupinzeiro, As Caixeirosas, entre outros também têm lugar na mostra.

      Além de Mestre Alceu, nomes importantes da cultura popular também estão retratados como Sinhá Rosário, Ana Miranda, Tc Silva e outros personagens que contribuíram e contribuem para a cultura popular da cidade.

      A mostra conta com os acervos fotográficos do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), de Aluízio Jeremias, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas e da fotógrafa Fabiana Ribeiro que, desde 2013, se dedica ao registro dos blocos na cidade.

      Realizada pela primeira vez em 2011, a exposição é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo e do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2019, o material foi resgatado e atualizado com um novo acervo com imagens contemporâneas.

      Serviço

      Exposição: “ Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente”

      Período: De 26 de janeiro a 26 de fevereiro

      Horário: das 8h às 19h, de segunda a sábado

      Local: saguão da Estação Cultura

      Endereço: Estação Cultura, Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro,

      Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050

      Entrada gratuita

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também: INSS divulga o novo calendário de pagamentos para 2023