Começa hoje a Operação Volta às Aulas da Emdec na porta de várias escolas de Campinas

·

·

·

Tags:

Para ordenar o trânsito no entorno das instituições de ensino no início do ano letivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove a “Operação Volta às Aulas”, a partir da próxima segunda-feira (23/01). A ação se estende até meados de fevereiro, de acordo com o calendário escolar. Serão monitoradas 15 unidades de ensino das redes particular e estadual, localizadas em ruas e avenidas com alto fluxo veicular.

Os Agentes da Mobilidade Urbana atuam para orientar a população, operacionalizar e fiscalizar o trânsito, nos horários de entrada e saída de alunos. As ações operacionais consistem em organizar o fluxo de pedestres e veículos, garantir fluidez e segurança viária e minimizar os impactos no trânsito. Os agentes orientam alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e motoristas.

A data em que cada unidade recebe a operação é definida diariamente pelas equipes da Emdec. Na segunda-feira (23/01), a operação se concentra no entorno do Instituto Educacional Imaculada, Instituto Educacional Jaime Kratz, Escola Americana e Colégio Adventista de Campinas. Confira as unidades de ensino monitoradas:

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora;
Instituto Educacional Imaculada;
Colégio Progresso Campineiro;
Escola Estadual Carlos Gomes;
Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas;
Instituto Educacional Jaime Kratz;
Colégio de Aplicação Pio XII;
Colégio Ave Maria;
Escola Estadual Dom Barreto;
Colégio Dom Barreto;
Escola Americana de Campinas;
Colégio Adventista de Campinas;
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) – Campus I;
Universidade Paulista (UNIP);
Centro Universitário UniMetrocamp e Colégio Objetivo (Unidade Vila Industrial).

Orientações

A Operação Volta às Aulas é composta pelas seguintes ações preventivas, realizadas pelos agentes da Emdec:

Reserva de vagas: realizada nas madrugadas em pontos específicos para garantir mais uma faixa de rolamento dedicada ao fluxo de veículos.
Operação travessia: orientação para a travessia dos alunos junto aos portões das escolas e a correta utilização das faixas de pedestres.
Operação embarque / desembarque: orientação dos motoristas e fiscalização para que o embarque e desembarque de alunos ocorra de forma rápida e segura, em locais apropriados.
Operação fila dupla: coíbe a parada em fila dupla.
Operação não feche o cruzamento: operacionalização dos cruzamentos, de modo a evitar seu fechamento e garantir a fluidez viária.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Prefeito Dário Saadi decreta Estado de Emergência em Campinas por conta das fortes chuvas