Já estão em andamento as obras de implantação da ciclofaixa Aurélia, ao longo da Avenida Império do Sol Nascente, que terá cerca de um quilômetro de extensão. A ciclofaixa é parte do projeto de interligação de rotas cicloviárias no entorno da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), anunciado recentemente pela Prefeitura de Campinas.
O trajeto da ciclofaixa Aurélia começa na altura da Avenida Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, onde há uma ciclovia no canteiro central, e se estenderá até o entroncamento com a Avenida John Boyd Dunlop (JBD), próximo à Estação BRT Aurélia. O traçado é paralelo ao canteiro central da Avenida Império do Sol Nascente, com sinalização instalada em parte da pista de rolamento, nos dois sentidos.
A nova rota proporcionará conexão à ciclovia já existente no Jardim Aurélia, denominada “José Simari Ferreira”. Ela conta com 1,3 km de extensão, iniciando na altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera; e seguindo até a altura da Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Teixeira Souza).
Já está pronta a sinalização do trecho entre as avenidas José Pancetti e JBD, restando a demarcação de linhas de retenção e setas direcionais. As próximas etapas contemplam a sinalização do trecho até a Avenida Rafael Tobias de Aguiar, bem como a colocação de tachões e a sinalização vertical (placas).
Paraciclos (dispositivos aos quais as bicicletas podem ser fixadas com segurança, para estacionamento) serão instalados nas proximidades da Estação BRT Aurélia, promovendo a integração com o transporte público coletivo. A implantação é viabilizada com recursos municipais e mão de obra própria da Emdec.
O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, destaca que “estamos conseguindo concretizar a primeira implantação deste projeto em curto espaço de tempo. É uma iniciativa que atende aos anseios dos cicloativistas da região do Campo Grande, mas considera, em primeiro lugar, a segurança em seus deslocamentos”, disse.
“A conectividade com o transporte público coletivo e com as ciclovias existentes são os eixos norteadores para a implantação das ciclofaixas na região da Avenida John Boyd Dunlop”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
Bicicleta integrada ao transporte público
O projeto de interligação de rotas cicloviárias foi anunciado no dia 11 de novembro pelo prefeito Dário Saadi e atende a uma antiga reivindicação de cicloativistas. A ideia é consolidar o uso da bicicleta integrado ao transporte público coletivo no Distrito Campo Grande.
O conjunto terá quatro trechos de ciclofaixas, que totalizam 7,4 km de extensão. Além da ciclofaixa Aurélia, as conexões serão implantadas nas regiões do Jardim Florence/Pirelli (3,7 km), Jardim Garcia/Londres (2,1 km) e Satélite Íris/Pirelli (0,7 km).
Para traçar as rotas cicloviárias, a Emdec considerou a integração com estações e terminais, a proximidade de pontos de interesse (escolas e centros de saúde) e a ligação entre trechos de ciclovias existentes.
Antes de ser consolidada, a proposta foi amplamente discutida com a sociedade. Nos meses de setembro e outubro, diversos grupos de cicloativistas foram convidados para conhecer o projeto e apresentar sugestões.
Atualmente, Campinas conta com 78 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. Em 2021, três novos trechos cicloviários foram entregues: Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,3 km), Pirelli Sirius (2,7 km) e Amarais (6,9 km).
Estão previstos outros 22 km de rotas cicloviárias, sendo 6,9 km da ciclovia Nova Campinas – Jardim Flamboyant (Paineiras), cujas obras iniciaram em outubro; 3,3 km da ciclovia Vila União; 5,6 km do sistema misto San Martin; e 6,2 km da ciclofaixa Barão do Café/Mata Santa Genebra.
Mais informações estão disponíveis na seção “Sistema Cicloviário”, no site da Emdec, onde é possível visualizar mapa interativo com os trechos existentes e os estágios de implantação.
Interligações conectam ciclovias a terminais
O projeto de implantação das ciclofaixas se soma a outras iniciativas para ampliar a conexão entre o sistema cicloviário e o transporte público coletivo. Estão em andamento as obras de interligação das ciclovias existentes à entrada e ao bicicletário dos terminais Barão Geraldo e Padre Anchieta.
No Terminal Barão Geraldo, serão 85 metros de rota compartilhada, conectando o trajeto ao bicicletário e à ciclovia localizada no canteiro central da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira. A ciclovia conta com 2 km e prossegue pela Avenida Santa Isabel.
Já no Terminal Padre Anchieta, um trecho da ciclovia próxima está sendo reconfigurado para viabilizar a interligação, que dará acesso seguro à entrada do terminal e ao bicicletário. A ciclovia existente no Distrito de Nova Aparecida conta com cerca de 2 km.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
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