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      Começa obras da ciclofaixa do Jardim Aurélia, que será integrada ao BRT

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      Já estão em andamento as obras de implantação da ciclofaixa Aurélia, ao longo da Avenida Império do Sol Nascente, que terá cerca de um quilômetro de extensão. A ciclofaixa é parte do projeto de interligação de rotas cicloviárias no entorno da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), anunciado recentemente pela Prefeitura de Campinas.

      As obras foram iniciadas em meados de novembro pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A conclusão da obra está prevista para o final deste ano.

      O trajeto da ciclofaixa Aurélia começa na altura da Avenida Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, onde há uma ciclovia no canteiro central, e se estenderá até o entroncamento com a Avenida John Boyd Dunlop (JBD), próximo à Estação BRT Aurélia. O traçado é paralelo ao canteiro central da Avenida Império do Sol Nascente, com sinalização instalada em parte da pista de rolamento, nos dois sentidos.

      A nova rota proporcionará conexão à ciclovia já existente no Jardim Aurélia, denominada “José Simari Ferreira”. Ela conta com 1,3 km de extensão, iniciando na altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera; e seguindo até a altura da Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Teixeira Souza).

      Já está pronta a sinalização do trecho entre as avenidas José Pancetti e JBD, restando a demarcação de linhas de retenção e setas direcionais. As próximas etapas contemplam a sinalização do trecho até a Avenida Rafael Tobias de Aguiar, bem como a colocação de tachões e a sinalização vertical (placas).

      Paraciclos (dispositivos aos quais as bicicletas podem ser fixadas com segurança, para estacionamento) serão instalados nas proximidades da Estação BRT Aurélia, promovendo a integração com o transporte público coletivo. A implantação é viabilizada com recursos municipais e mão de obra própria da Emdec.

      O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, destaca que “estamos conseguindo concretizar a primeira implantação deste projeto em curto espaço de tempo. É uma iniciativa que atende aos anseios dos cicloativistas da região do Campo Grande, mas considera, em primeiro lugar, a segurança em seus deslocamentos”, disse.

      “A conectividade com o transporte público coletivo e com as ciclovias existentes são os eixos norteadores para a implantação das ciclofaixas na região da Avenida John Boyd Dunlop”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

      Bicicleta integrada ao transporte público

      O projeto de interligação de rotas cicloviárias foi anunciado no dia 11 de novembro pelo prefeito Dário Saadi e atende a uma antiga reivindicação de cicloativistas. A ideia é consolidar o uso da bicicleta integrado ao transporte público coletivo no Distrito Campo Grande.

      O conjunto terá quatro trechos de ciclofaixas, que totalizam 7,4 km de extensão. Além da ciclofaixa Aurélia, as conexões serão implantadas nas regiões do Jardim Florence/Pirelli (3,7 km), Jardim Garcia/Londres (2,1 km) e Satélite Íris/Pirelli (0,7 km).

      Para traçar as rotas cicloviárias, a Emdec considerou a integração com estações e terminais, a proximidade de pontos de interesse (escolas e centros de saúde) e a ligação entre trechos de ciclovias existentes.

      Antes de ser consolidada, a proposta foi amplamente discutida com a sociedade. Nos meses de setembro e outubro, diversos grupos de cicloativistas foram convidados para conhecer o projeto e apresentar sugestões.

      Atualmente, Campinas conta com 78 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. Em 2021, três novos trechos cicloviários foram entregues: Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,3 km), Pirelli Sirius (2,7 km) e Amarais (6,9 km).

      Estão previstos outros 22 km de rotas cicloviárias, sendo 6,9 km da ciclovia Nova Campinas – Jardim Flamboyant (Paineiras), cujas obras iniciaram em outubro; 3,3 km da ciclovia Vila União; 5,6 km do sistema misto San Martin; e 6,2 km da ciclofaixa Barão do Café/Mata Santa Genebra.

      Mais informações estão disponíveis na seção “Sistema Cicloviário”, no site da Emdec, onde é possível visualizar mapa interativo com os trechos existentes e os estágios de implantação.

      Interligações conectam ciclovias a terminais

      O projeto de implantação das ciclofaixas se soma a outras iniciativas para ampliar a conexão entre o sistema cicloviário e o transporte público coletivo. Estão em andamento as obras de interligação das ciclovias existentes à entrada e ao bicicletário dos terminais Barão Geraldo e Padre Anchieta.

      No Terminal Barão Geraldo, serão 85 metros de rota compartilhada, conectando o trajeto ao bicicletário e à ciclovia localizada no canteiro central da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira. A ciclovia conta com 2 km e prossegue pela Avenida Santa Isabel.

      Já no Terminal Padre Anchieta, um trecho da ciclovia próxima está sendo reconfigurado para viabilizar a interligação, que dará acesso seguro à entrada do terminal e ao bicicletário. A ciclovia existente no Distrito de Nova Aparecida conta com cerca de 2 km.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
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