Conheça procedimentos estéticos para tratar rugas, poros, vasinhos e flacidez no rosto

 Conheça procedimentos estéticos para tratar rugas, poros, vasinhos e flacidez no rosto

Os últimos Congressos de Estética trouxeram várias novidades em Dermatologia, com tecnologias inovadoras para o tratamento facial completo, incluindo todas as camadas da pele. Veja agora algumas das novas tecnologias que prometem rejuvenescimento facial:

EnerJet – rugas
Apontado como uma tecnologia que quebra paradigmas, o Enerjet é um procedimento para entrega de ativos sem agulha, com o benefício de estimular a geração de novo tecido cutâneo. O tratamento EnerJet utiliza aceleração pneumática de partículas de ácido hialurônico (ou de outro ativo rejuvenescedor) que penetram a epiderme através de um ponto de entrada minúsculo. “O procedimento só é realizado 30 minutos após a pele estar literalmente embebida de hidratação, com uso de um creme hidrofílico, à base de água, que vai deixar o estrato córneo ‘amolecido’ e maleável para facilitar a penetrância do produto”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Uma vez que a solução atinja a camada dérmica, ela se espalha lateralmente. Isso libera o tecido cicatricial, que permite que as células fibroblásticas formem um novo tecido conjuntivo e gerem novo colágeno durante o processo de cicatrização natural das feridas, tudo isso combinado com um efeito de preenchimento dérmico”, afirma a médica. A vantagem em relação às agulhas, é que o procedimento age em um raio de 1cm², como se fosse um chuveiro e esse microtrauma gerado não é inflamatório, além de melhorar imediatamente a matriz extracelular, onde está contido o ácido hialurônico. “Com isso, há melhora da turgescência de toda a pele, porque o sistema faz um mecanismo de retificação das rugas profundas e sulcos”, afirma a médica. O procedimento é praticamente indolor, mas o paciente sente uma “pressão”. Depois de preparada a pele, o procedimento demora de 30 a 40 minutos quando feito na face inteira para ancoragem e sustentação da pele, hidratação e rejuvenescimento. No geral, uma sessão é suficiente, mas se precisar de mais sessões, elas são feitas com intervalos de 45 até 60 dias.

Up Lift – rejuvenescimento facial completo para rugas e flacidez
Para acabar com a flacidez, rugas e o famoso bigode chinês, o protocolo Up Lift, da multiplataforma Solon, confere firmeza, tonicidade da pele e lifting facial em apenas uma sessão. “Ele atua nas cinco camadas da pele (epiderme, derme, subcutânea, músculo e mucosa interna da boca), justamente porque o processo de envelhecimento acontece em todas as camadas da pele”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, para garantir um tratamento rejuvenescedor eficaz, é necessário unir tecnologias para atuar na pele como um todo. “Nesse protocolo, usamos o laser Intraoral, logo após o ultrassom microfocado DermAction, depois a radiofrequência microagulhada Eletroderme e, por fim, o laser Er:Yag Pro-Collagen. Isso garante a ação de estímulo de colágeno e retração do músculo nas camadas mais profundas e melhora da textura na superfície da pele, além de volumizar e preencher rugas”, diz o médico. O tratamento não exige pré nem pós-tratamento. “O tratamento é indolor, não invasivo e não ablativo, o que faz com que a rotina diária dos pacientes não seja alterada. É um tratamento possível de ser realizado em qualquer época do ano. A sessão dura aproximadamente 45 minutos e os resultados serão visíveis ao longo de três meses”, reforça o médico.


Laser de picossegundos – rugas, flacidez e poros abertos
O laser em picossegundos é um tratamento com laser ultrarrápido e que permite rejuvenescimento holográfico, sem causar efeito térmico na pele do paciente e, também, sem tirar o paciente das atividades diárias. O procedimento é ideal para tratar flacidez, rugas, cicatriz de acne e poros abertos. “Ao entrar em contato com a pele em uma velocidade altíssima, o laser causa o que chamamos de LIOBS, uma ruptura óptica induzida pelo laser. E o estímulo ao novo colágeno para o rejuvenescimento é dado por esse microdano, possibilitando que o paciente não sofra com o efeito térmico do aquecimento, comum em outras tecnologias”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De acordo com a dermatologista, a pele é atingida de forma fracionada e localizada (o dano ocorre somente no ponto focal), sendo um tratamento não ablativo (o que mantém a superfície da pele íntegra e causa menor desconforto ao paciente), mas isso não altera a eficácia no estímulo à neocolagênese. “Uma das grandes vantagens do tratamento é ter um pós-procedimento sem downtime e isso não atrapalha a rotina diária dos pacientes”, afirma a médica Dra. Paola. Os tratamentos de rejuvenescimento são feitos, no geral, em três sessões mensais, ou de acordo com a indicação do médico.

Laser ND Yag – vasinhos
A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, ressalta que o uso de laser Nd Yag 1064 resolve o problema dos vasinhos ou telangiectasias. “O Nd Yag 1064 trata lesões vasculares com maior efetividade. Com bons resultados, a indicação é de, em média, de uma a cinco sessões (dependendo do tipo de lesão) com grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele”, explica a angiologista. Quanto aos cuidados antes e depois do tratamento, a médica detalha que não se deve aplicar cremes ou maquiagem no rosto no dia (para evitar interação com laser e evitar queimaduras), não se expor ao sol durante cerca de uma semana, usar protetor solar com fator 50 ou 60 e, em casos raros, especialmente para peles mais sensíveis, usar pomadas à base de corticóide. “É natural que, depois de algum tempo, os vasinhos voltem a aparecer, pois sua origem básica envolve fatores genéticos e hormonais, que não são modificados com o tratamento. O procedimento pode ser repetido, sem limite”, explica.
Fontes:

. DRA. CLAUDIA MARÇAL
É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP

. DRA. ALINE LAMAITA
Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/

• DRA. PAOLA POMERANTZEFF
Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/.

• LMG
A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o Total Sculptor.

Outras notícias