Em uma semana, vândalos já quebraram 12 dos 50 novos ônibus metropolitanos com ar condicionado

1
960

Em circulação há uma semana, pouco mais de 1/5 dos novos ônibus colocados nas ruas pela empresa Transportes Capellini nas linhas metropolitanas da região de Campinas já sofreram algum tipo de vandalismo. Os vândalos já picharam alguns desses veículos, quebraram as travas das janelas para forçar a abertura e um dos novos ônibus já está com ar condicionado danificado. Os novos veículos estão em operação nas linhas que ligam Campinas a Hortolândia, Monte Mor, Valinhos, Indaiatuba, Vinhedo e Sumaré.

No último final de semana o ODC publicou uma matéria explicando porque as janelas dos novos ônibus, que são equipados com ar condicionado, devem ficar fechadas, mas parece que não adiantou muito. Em um dos ônibus o equipamento já apresentou defeito e teve que ser paralisado para manutenção.

Os cinquenta novos ônibus adquiridos pela empresa Transportes Capellini, que faz parte do Consórcio Bus + na região metropolitana de Campinas, são equipados com ar condicionado e saíram de fábrica com travas nas janelas, justamente para que as mesmas não fossem abertas, mas parte dos usuários parecem que ainda não entenderam isso. Entre os 12 ônibus que já sofreram algum tipo de vandalismo, alguns tiveram os parafusos das travas das janelas arrancados para forçar a abertura dos vidros.

Por conta disso, a empresa passou a colar adesivos orientando os passageiros a deixarem as janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado. Os motoristas estão orientados a operar o equipamento de ar em 22 graus, deixando o ambiente agradável dentro do coletivo. Quando as janelas são abertas, o aparelho passa a funcionar em uma rotação diferenciada para tentar chegar à temperatura programada, sobrecarregando os circuitos. Outro problema é o aumento do consumo de combustível, que auxilia na perda de potência do veículo.

As regras de funcionamento do ar condicionado em um ônibus são as mesmas que valem para carros particulares. Quando o ar está ligado, as janelas devem ficar fechadas. A ideia da empresa era justamente que o ar funcionasse constantemente, por isso optou por travar todas as janelas, mas com vândalos quebrando os veículos, futuramente essa decisão poderá ser revista. O mesmo está acontecendo com os ônibus da Itajaí Transportes e alguns das cooperativas de Campinas, que já têm ar condicionado mas estão circulando com as janelas abertas por mera imperícia dos passageiros.

A colocação em operação de ônibus com ar condicionado é uma solicitação bastante antiga de toda a região de Campinas, já que é uma área onde faz muito calor na maior parte do ano, mas quando os veículos chegam, são vandalizados. Quem paga a conta é o próprio passageiro, que vai pagar uma tarifa mais alta no próximo reajuste e vai ter menos horários à disposição, já que os veículos terão que ser paralisados para manutenção.

Da Redação ODC.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui