Empresas vão doar serviços de topografia para o pátio ferroviário de Campinas

Um grupo de empresas apresentou proposta para a doação da prestação de serviços de topografia para o levantamento planialtimétrico e cadastral da área do antigo Pátio Ferroviário de Campinas. O resultado do chamamento público está publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 25 de janeiro. Levantamento é o primeiro passo para os estudos de masterplan (planejamento físico-espacial da área) e do projeto urbanístico para a revitalização do espaço.

“As empresas Geopixel Soluções em Geotecnologia e TI, Apoiotech Ltda., Saber Mais Ensino a Distância Ltda. e Macanuti Infraestrutura Ltda. se associaram para a realização do serviço e fizeram a oferta no chamamento público da Prefeitura”, informa a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Com a resposta ao chamamento público, o trabalho não terá custos para a Prefeitura.

Está previsto o prazo inicial de 90 dias para execução do serviço, contados a partir da homologação do chamamento público, o que deve ocorrer no início de fevereiro, após os procedimentos burocráticos. Carolina Baracat explica que o levantamento planialtimétrico e cadastral será a base para o desenvolvimento dos projetos, tanto paisagísticos quanto de reforma dos prédios e instalações da área para uma futura ocupação que revitalize e dê novos usos ao local. “É parte importante do Programa de Requalificação da Área Central (PRAC), o ‘Nosso Centro’ _ que envolve várias medidas para trazer novos moradores e negócios para essa área de Campinas _, a recuperação e utilização do espaço do Pátio Ferroviário”, afirma Baracat.

Estudos

Com um total de 405 mil metros quadrados, a área do antigo pátio ferroviário cedido pelo Governo Federal para uso da Prefeitura de Campinas está localizada na região central da cidade. O levantamento planialtimétrico e cadastral, também chamado de nivelamento ou altimetria, permite conhecer a declividade dos terrenos, bem como outras características do relevo.

A empresa Macanuti Infraestrutura Ltda. ficará responsável pela implantação de marcos geodésicos e o levantamento planialtimétrico. Este último deverá conter a determinação planialtimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade como cercas internas, ruas internas e externas, edificações, benfeitorias, trilhos de trem, muros, drenagem natural e artificial. Faz parte dos serviços de topografia, verificar também as curvas de nível e quedas dos terrenos, por exemplo.

A publicação com o resultado do chamamento público está na página 15 do Diário Oficial de hoje, acessível em https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/492264517901451794922625.pdf.

As infomações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Saúde mental é desafio para empresas e funcionários

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens