A Estação de Transferência Expedicionários, localizada na frente da Estação Cultura em Campinas, foi requalificada e teve redistribuição de linhas no último sábado, dia 29/06.
Além destas, 12 linhas teve a estação incluída em sua programação de paradas, sem prejuízo ao itinerário habitual: 240, 255, 265, 271, 331, 362, 381, 385, 386, 390, 396 e 398.
As 19 linhas serão distribuídas em duas plataformas, implantadas no canteiro central da avenida dos Expedicionários, cujas faixas terão sentido de circulação da avenida 20 de novembro para a Campos Sales. Na plataforma à direita da via, o embarque e o desembarque acontecerão pela porta esquerda dos ônibus. Já na plataforma à esquerda da via, será usada a porta direita dos veículos.
Um semáforo inteligente foi implantado na saída da Estação Expedicionários, no cruzamento com a Avenida Campos Sales. Com uma fase apenas para o transporte público, ele tem tecnologia que inclui câmeras, que identificarão se ônibus estão saindo do terminal. Quando houver esta demanda, ele interromperá o fluxo de veículos na Campos Sales para a saída dos ônibus da Estação. Se não houver demanda, a programação dos semáforos da Campos Sales permanecerá a mesma.
A região perdeu grande parte do movimento de passageiros depois da transferência das linhas intermunicipais de Hortolândia e Monte Mor para o Terminal Metropolitano. Com o aumento no número de linhas no local, o movimento poderá ficar maior.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura conclui pavimentação de bairro no Distrito do Ouro Verde em Campinas