Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Guarda Municipal faz operação contra criminalidade na região do Viaduto Cury

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Operação Meu Bairro Seguro da Guarda Municipal de Campinas (GMC) no Centro intensificou o patrulhamento pela região, nesta sexta-feira, 15 de setembro, com ações concentradas das equipes pelo Terminal Central, Ceasinha, bancas de cabeleireiros, Praça Felipe Selhi e linha férrea com o objetivo de levar a sensação de segurança para as pessoas que moram e transitam pelas imediações. Também foi realizada uma blitz com estreitamento de via em ambos os sentidos na avenida Pref. José N. L. Maseli, próximo à R. Cônego Cipião para verificação de veículos.

      O trabalho de segurança envolveu, pela segunda vez, a participação de 121 alunos da Academia da GMC, que vão atuar em Campinas em outras nove cidades, como atividade prática de formação. A ação teve ainda o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Setec e Emdec.

      Com várias equipes divididas pelo Centro, a operação resultou na abordagem de 383 pessoas e 196 veículos. Duas pessoas foram conduzidas ao distrito policial (uma por porte de entorpecentes e outra por desacato e dano). As equipes localizaram ainda 0,80 grama de maconha e 14 porções de cocaína.

      Nos arredores do terminal de ônibus, a Secretaria de Urbanismo fiscalizou 15 estabelecimentos comerciais e sete foram intimados a apresentar alvará de funcionamento. A Setec apreendeu mercadorias diversas.

      “A operação traz um resultado positivo pela abrangência da ação e, o mais importante, para devolver a sensação de segurança que é tão demandada pela nossa população. Outro ponto positivo é a presença dos alunos da Academia, que, para a GM, proporciona um efetivo maior de patrulhamento e, para eles, um aprendizado para quando forem para a rua”, destacou a Comandante. “E a Guarda continua com o patrulhamento de rotina na região central”, salientou.

      A operação envolveu 20 guarnições da GM, 121 alunos da Academia, 15 agentes da Emdec, cinco fiscais da Secretaria de Urbanismo e cinco da Setec.

      Academia

      Os futuros guardas municipais são de Campinas e de outras nove cidades. A formatura será no final de setembro após seis meses de treinamento. Na ação de hoje, os alunos também foram supervisionados por integrantes do comando da GM, instrutores da Academia e também por guardas municipais que já tem experiência no patrulhamento.

      A aluna de Campinas Natália dos Santos falou sobre a experiência. “A nossa intenção é colocar nossa experiência na prática e ajudar no efetivo da Guarda. Cada pedacinho do nosso trabalho vai aumentar a qualidade do serviço da GM e ajudar a população”, disse ela.

      Eduardo Amaro, que também vai atuar na GM de Campinas, concorda com a colega. “É muito gratificante ver o cidadão agradecendo que a gente está aqui nesta operação, trazendo segurança para ele. E poder participar de uma ação desta no meio do nosso curso de formação é muito importante para o nosso aprendizado”, relatou.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      CPAT de Campinas está com mais de 3800 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional