Hospital Ouro Verde recebe novo equipamento médico

O Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde) passa a contar com um novo arco cirúrgico móvel, equipamento que fornece imagens em tempo real durante as intervenções médicas. O investimento da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar na aquisição foi de R$ 400 mil.

O equipamento é um aparelho de raio-x, utilizado durante cirurgias para observar se placas, pinos, parafusos, próteses estão implantados no lugar correto. Ele fornece imagens dos exames de raios-X em tempo real, em alta resolução, além de possibilitar que o cirurgião monitore todo processo. Também é chamado arco em C, devido ao seu formato.

Com a aquisição, o hospital passa a contar com dois arcos cirúrgicos. “A vantagem de ter mais um equipamento é poder utilizar as salas de ortopedia e urologia simultaneamente. Antes, com apenas um equipamento, isso era impossível. No dia que agendava cirurgia ortopédica, não podia agendar urológica, mesmo tendo salas e equipes disponíveis”, disse a diretora do Hospital Ouro Verde, Cynthia Herrera.

Na neurocirurgia, por exemplo, o equipamento guia procedimentos como colocação de cateteres cerebrais, remoção de tumores cerebrais e realização de embolizações. Na cirurgia vascular, orienta a colocação de cateteres, stents e outros dispositivos dentro dos vasos sanguíneos, enquanto na ortopedia, é usado para guiar procedimentos como fixação de fraturas, implantação de dispositivos ortopédicos, cirurgias de coluna e outras intervenções.

Em procedimentos urológicos, propicia imagens claras do sistema urinário e auxilia os médicos em intervenções minimamente invasivas, como remoção de cálculos renais ou a colocação de stents uretrais.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Roteiro para sua viagem de final de ano

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens